O Paraná apareceu muito bem ranqueado no mais recente Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado nesta quinta-feira (8). Cinco municípios do Paraná figuram no top 10 das cidades mais desenvolvidas do país na última década. E Curitiba foi a única capital brasileira a fazer parte desta lista — figurando na terceira colocação.
Além de Curitiba, aparece no top 10 as cidades de Maringá, em quarto lugar, Toledo em sexto, Marechal Cândido Rondon em sétimo e Francisco Beltrão em nono. Um excelente cartão de visita do governador Ratinho Junior para a disputa presidencial em 2026. Os outros cinco municípios, dentre as 10 mais desenvolvidas, são do estado de São Paulo.
Fora de São Paulo e Paraná, o município melhor posicionado no ranking é Lajeado, no Rio Grande do Sul, que ficou na 11º posição. Na parte de baixo do estudo aparece a cidade de Ipixuna, no interior do Amazonas, que teve o pior resultado.
Para quantificar o nível de desenvolvimento, o estudo leva em consideração três indicadores: saúde, educação e geração de emprego e renda. A pesquisa analisou a situação de 5.550 cidades brasileiras no período de 2013 a 2023.
As dez cidades que apresentam os níveis mais altos de desenvolvimento socioeconômico do Brasil estão concentradas em São Paulo e Paraná — com cinco cidades de cada Estado no top 10. Por outro lado, os dez municípios com os piores desempenhos ficam na região Norte e no Maranhão.
Quem lidera a listagem é o município de Águas de São Pedro, do interior de São Paulo, que fica a 187 quilômetros da capital. A cidade tem menos de 3 mil habitantes, segundo o Censo 2022, e tem uma área de apenas 3,61 quilômetros quadrados. É o menor município paulista e o segundo menor do país.
Entre as capitais, a liderança ficou com Curitiba, seguida por São Paulo, Vitória , Campo Grande e Belo Horizonte.