Por Régis Rieger
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou na quarta-feira (04) o site “vereador do Bolsonaro” (veja aqui). É uma plataforma para mostrar aos eleitores quais candidatos têm o apoio dele na corrida eleitoral de 2024 em diversas cidades do Brasil. O site tem uma peculiaridade que pode deixar muita gente descontente. No Paraná, por exemplo, somente as sete cidades com possibilidade de segundo turno aparecem para consulta. Assim como nos demais estados, todos os candidatos que disputam vagas nas Câmaras Municipais pelo PL são elencados como apoiados pelo “Capitão”, porém, de forma sutil (ou não), os que parecem ser os “prefiritis” do ex-presidente têm o privilégio de terem suas fotos em destaque na listagem.
Em Curitiba, o único que tem o rosto estampado no topo da lista, e de certa forma ganha um destaque no site de Bolsonaro, é Dimas Bueno (PL) — que tenta uma vaga na Câmara dos Vereadores e também conta com o apoio de Michele Bolsonaro, tendo inclusive gravado vídeos com o casal. Dimas Bueno se apresenta como advogado especializado em direito público, comentarista político e foi também chefe de Gabinete da Secretaria Especial de Cultura do Governo Bolsonaro, na gestão de Mário Frias.
Abaixo dele, estão listados os nomes dos demais 38 candidatos do PL que vão disputar à vereança, mas sem destaque e em ordem alfabética. Aparecem, por exemplo, os nomes dos atuais vereadores Eder Borges e Rodrigo Reis, além da presidente estadual do PL Mulher, Carlise Kwiatkowski.
Eduardo Pimentel e Paulo Martins também aparecem em destaque, com foto, na listagem de Curitiba. Os candidatos à majoritária de Londrina, Tiago Amaral (PSD) e Júnior Santos Rosa (PL) aparecem na lista da cidade, porém nenhum candidato a vereador teve a distinção de ter a sua foto publicada.
Os candidatos de Maringá vão ter que se contentar com apenas os seus nomes na lista. Já as fotos de Silvio Barros e Sandra Jacovos, ambos do PP, estão presentes no site lançado por Bolsonaro — assim como o General Luna e Silva (PL) e seu vice, Ricardinho (PL), da chapa puro-sangue do PL em Foz do Iguaçu,
Em Ponta Grossa, Bolsonaro não declarou apoio à nenhum candidato a prefeito — frustrando os planos do ex-prefeito Marcelo Rangel (PSD). Na lista da Princesa dos Campos que consta no site de Bolsonaro nem foto nem os nomes de candidatos a prefeito. Mesmo tendo Sebastião Mainardes (PL) como vice de Rangel. Os postulantes à Câmara Municipal são citados, mas sem nenhum destaque.
A mesma situação se repete em São dos Pinhais, que tem “Gm. Jacomel” do PL na vice de Geraldo Mendes (União). Em Cascavel, Renato Silva (PL), que disputa a prefeitura, não ganhou sua foto nem o nome no site de Bolsonaro. Lá, o “Capitão” só deve entrar na eleição num eventual segundo turno — por isso o ex-presidente “pulou” a cidade quando esteve no Paraná para dar apoio a aliados.
No estado de São Paulo são elencadas mais de 30 cidades, a maior quantidade em todo o Brasil. Na capital, o candidato a prefeito Ricardo Nunes está presente na lista seguido de quatro candidatos a vereador com suas respectivas fotos. Em Balneário Camboriú, o único ungido, como já era de se esperar, é o filho 04 Jair (Renan) Bolsonaro (PL) que busca uma vaga na Câmara Municipal. Já no Rio de Janeiro, quem ganha destaque é é filho 02 – Carlos Bolsonaro (PL), teve que se contentar em dividir as bênçãos com outros cinco candidatos.