Alep
Alep

Paraná pode ganhar mais um deputado estadual e um federal em 2027

Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, se manifestou contra o aumento do número de deputados

O Paraná pode ganhar uma cadeira a mais tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal em 2027 — aumentando assim a representatividade. O assunto vem sendo discutido no Congresso Nacional.

Durante a sessão desta terça-feira (6), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei complementar que aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa em razão do crescimento populacional — medido pelo Censo de 2022. A discussão será feita agora no Senado Federal para posterior sanção da presidência da República.

O tema não deve enfrentar resistência em Brasília, já que tanto governo quanto oposição comungam da ideia de aumentar o tamanho das bancadas. O Censo 2022 indicou mudanças na composição de 14 estados: sete ganhariam cadeiras e sete perderiam. Ao invés disso, os congressistas e inovaram apresentando uma proposta que ninguém perderia — elevando o número de cadeiras para 531, a um custo anual de R$ 64 milhões.

De acordo com o texto aprovado, e que deve ser seguido pelo Senado Federal, o Paraná vai ganhar mais uma cadeira na Câmara Federal — passando de 30 para 31 o número de deputados na bancada paranaense. Como efeito cascata, a Alep do Paraná também vai ganhar mais uma cadeira, subindo de 54 estaduais para 55 a partir da legislatura de 2027.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi, se manifestou nesta quarta-feira (7) contra o aumento do número de deputados federais e, consequentemente, o de representantes no legislativo paranaense.

“Meu posicionamento é contrário ao aumento do número de deputados federais, não vejo a necessidade, nesse momento. Vamos esperar o posicionamento da Câmara Federal, de que forma eles vão agir para que as assembleias estatuais depois se posicionem”