X
    Categories: Paraná

Pesquisa: Moro 29,8%, Alvaro 27,5% e Paulo Martins 18,3%

A três dias da eleição, o levantamento do Instituto Paraná Pesquisa traz novidade na disputa pelo Senado Federal. O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) aparece na liderança — dentro da margem de erro — na disputa acirradíssima pela única vaga em jogo.

Moro aparece na pesquisa espontânea com 29,8%, contra 27,5% de Alvaro Dias (Podemos), que busca a reeleição, e 18,3% de Paulo Martins (PL).  Na pesquisa espontânea, os três principais candidatos aparecem na mesma posição: Moro com 17,5%, Alvaro 15,6% e Paulo Martins com 9,1%.

Enquanto Moro e Alvaro se movimentaram dentro da margem de erro, Martins foi quem apresentou crescimento. O candidato do PL subiu de 14% para 18,3%.

Apoio — O crescimento de Paulo Martins tem nome e sobrenome. Na verdade, são dois nomes: Ratinho Junior e Jair Bolsonaro.

O governador já não faz questão de esconder para ninguém que entrou de cabeça na campanha do candidato do PL. Até então, havia uma preocupação com os demais candidatos da coligação — agora não existe mais. Além de aparecer pedindo voto na propaganda eleitoral, agora Ratinho foi para as redes sociais pedir por Paulo Martins.

O resultado da pesquisa animou alguns, mas desapontou outros dentro do QG da Carmelo Rangel — comitê principal do governador Ratinho Junior. Esperava-se um crescimento maior nesta pesquisa, principalmente porque o governador entrou de cabeça na campanha de Paulo Martins.

A grande pergunta no QG é: dará tempo?

A leitura dos estrategistas é que Moro e Alvaro chegaram ao teto e que Paulo Martins ainda tem votos a conquistar — principalmente dos indecisos. Na espontânea, quase metade dos eleitores ouvidos (48,7%) não sabem ou não responderam em quem irão votar. É nesta fatia de eleitores que Ratinho quer atuar para levar votos para o candidato do PL.

Na espontânea, no entanto, este número cai bastante: 7,7%. Novamente, vai dar tempo desta disputa embolar entre os três candidatos, ou a vaga ficará entre Moro e Alvaro Dias?

Metodologia — O Instituto Paraná Pesquisa entrevistou 1.540 eleitores a margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número PR-04147/2022.

Redação Redação:

Este website utiliza cookies