Paraná Pesquisa e Quaest: pesquisa no forno com disputa em Curitiba e Guaratuba

Está prevista para semana que vem, dia 17, a divulgação de duas pesquisas eleitorais — uma em Curitiba e outra em Guaratuba, no Litoral do Paraná. O Instituto Quaest registrou nesta quarta-feira (11) a pesquisa com a intenção de voto para a prefeitura de Curitiba. A sondagem foi contratada pela RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. E o Paraná Pesquisa, contratada pela Tv Band, começa nesta sexta-feira (13) a coleta de dados junto aos guaratubanos.

Foto: Divulgação/TSE

A primeira pesquisa da Quaest foi divulgada no dia 27 de agosto e provocou reações no mundo político — ao trazer um cenário bastante apertado com empate quádruplo: Eduardo Pimentel (PSD) com 19%, Roberto Requião (Mobiliza) e Luciano Ducci (PSB) com 18% e Ney Leprevost (União) com 14%. Os dados surpreenderam muitos analistas, políticos e até candidatos à prefeitura de Curitiba, para o bem e para o mal. Portanto, esta nova rodada da Quaest, prevista para semana que vem, vai balizar as estratégias para as últimas duas semanas de campanha eleitoral em Curitiba no primeiro turno.

Além disso, o desempenho dos candidatos na Quaest deve dar uma linha de corte dos que vão participar das entrevistas que serão promovidas pela Globo local.

Primeira pesquisa eleitoral registrada em Guaratuba

Guaratuba: ação de inelegibilidade contra Fernanda Monteiro vira caso de polícia
Foto: Reprodução Redes Sociais

Em Guaratuba, cidade com quase 40 mil habitantes, esta será a primeira pesquisa registrada nesta eleição de 2024. Na cidade litorânea, quatro candidatos disputam a prefeitura da cidade — comandada há anos pela família Justus. Fernanda Monteiro é a candidata escolhida pelo clã do deputado Nelson Justus para suceder o filho, o prefeito Roberto Justus, que deve disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2024 no lugar do pai — há nove mandatos no legislativo e cada vez com mais dificuldade de reeleição.

Leia mais: Guaratuba: ação de inelegibilidade contra Fernanda Monteiro vira caso de polícia

A menos de 30 dias da eleição, Fernanda Monteiro ainda luta para conseguir registrar sua candidatura — após a acusação de que estaria ainda assinando documentos públicos da prefeitura como secretária municipal de Educação, contrariando a legislação eleitoral que exige a descompatibilização quatro meses antes do pleito. A “denúncia” virou caso de polícia e está sob investigação da Civil — em paralelo ao trabalho da Justiça Eleitoral. Do Palácio Iguaçu, o governador Ratinho Junior acompanha de longe a eleição de Guaratuba e a tendência é que ele não deve pisar na cidade.

O principal adversário “dos Justus” é Maurício Lense, do Podemos, que busca interromper o ciclo de poder da família — embora tenha a ex-prefeita Evani Justus, cunhada de Nelson, como vice. Um desentendimento familiar colocou sobrinho e a tia em trincheiras contrárias.

Além deles, completam a lista de candidatos Almir Capelão do PMB e Professor Renato Marin da federação encabeçada pelo PT.

Metodologia: A Quaest ouviu 900 eleitores entre os dias 24 e 26 de agosto. O nível de confiança da pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-06447/2024, tem uma margem de erro de 3% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

 

Compartilhe nas redes