Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Está prevista para semana que vem, dia 17, a divulgação de duas pesquisas eleitorais — uma em Curitiba e outra em Guaratuba, no Litoral do Paraná. O Instituto Quaest registrou nesta quarta-feira (11) a pesquisa com a intenção de voto para a prefeitura de Curitiba. A sondagem foi contratada pela RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. E o Paraná Pesquisa, contratada pela Tv Band, começa nesta sexta-feira (13) a coleta de dados junto aos guaratubanos.
A primeira pesquisa da Quaest foi divulgada no dia 27 de agosto e provocou reações no mundo político — ao trazer um cenário bastante apertado com empate quádruplo: Eduardo Pimentel (PSD) com 19%, Roberto Requião (Mobiliza) e Luciano Ducci (PSB) com 18% e Ney Leprevost (União) com 14%. Os dados surpreenderam muitos analistas, políticos e até candidatos à prefeitura de Curitiba, para o bem e para o mal. Portanto, esta nova rodada da Quaest, prevista para semana que vem, vai balizar as estratégias para as últimas duas semanas de campanha eleitoral em Curitiba no primeiro turno.
Além disso, o desempenho dos candidatos na Quaest deve dar uma linha de corte dos que vão participar das entrevistas que serão promovidas pela Globo local.
Em Guaratuba, cidade com quase 40 mil habitantes, esta será a primeira pesquisa registrada nesta eleição de 2024. Na cidade litorânea, quatro candidatos disputam a prefeitura da cidade — comandada há anos pela família Justus. Fernanda Monteiro é a candidata escolhida pelo clã do deputado Nelson Justus para suceder o filho, o prefeito Roberto Justus, que deve disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2024 no lugar do pai — há nove mandatos no legislativo e cada vez com mais dificuldade de reeleição.
Leia mais: Guaratuba: ação de inelegibilidade contra Fernanda Monteiro vira caso de polícia
A menos de 30 dias da eleição, Fernanda Monteiro ainda luta para conseguir registrar sua candidatura — após a acusação de que estaria ainda assinando documentos públicos da prefeitura como secretária municipal de Educação, contrariando a legislação eleitoral que exige a descompatibilização quatro meses antes do pleito. A “denúncia” virou caso de polícia e está sob investigação da Civil — em paralelo ao trabalho da Justiça Eleitoral. Do Palácio Iguaçu, o governador Ratinho Junior acompanha de longe a eleição de Guaratuba e a tendência é que ele não deve pisar na cidade.
O principal adversário “dos Justus” é Maurício Lense, do Podemos, que busca interromper o ciclo de poder da família — embora tenha a ex-prefeita Evani Justus, cunhada de Nelson, como vice. Um desentendimento familiar colocou sobrinho e a tia em trincheiras contrárias.
Além deles, completam a lista de candidatos Almir Capelão do PMB e Professor Renato Marin da federação encabeçada pelo PT.
Metodologia: A Quaest ouviu 900 eleitores entre os dias 24 e 26 de agosto. O nível de confiança da pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-06447/2024, tem uma margem de erro de 3% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.