O cenário de momento captado pelo Instituto Paraná Pesquisa revela um empate técnico entre Alvaro Dias e Sergio Moro na disputa pela vaga ao Senado Federal.
Alvaro tem 31,4% contra 30,3% de Moro na pesquisa estimulada — quando o entrevistador apresenta o nome dos candidatos para o eleitor escolher. A diferença, que é apertadíssima, é ainda menor na espontânea: Alvaro tem 14% e o ex-juiz federal aparece com 13,4%.
A pesquisa do mesmo instituto, divulgada no início de setembro, mostra crescimento de Moro e estagnação de Alvaro Dias. Quando comparado os dois levantamentos, Alvaro tinha 31,7% no início de setembro e agora aparece com 31,4%. Já Sergio Moro tinha 27,2% e agora 31,4%
Paulo Martins, que tem como padrinhos o governador Ratinho Junior e o presidente Jair Bolsonaro, também teve crescimento — quando comparada as duas pesquisas. O candidato do PL subiu de 11,4% para 14%. Todos os demais candidatos estão tecnicamente empatados e perforaram assim na pesquisa: Rosane Ferreira teve 2,2%, Orlando Pessuti 1,6%, Aline Sleutjes 1,4%, Desiree Salgado 0,8%, Laerson Matias 0,6%, Dr. Saboia 0,3% e Roberto França da Silva Junior 0,2%.
A grande dúvida no QG de Paulo Martins, comandado por Valdemar Jorge, ex-secretário de Planejamento do governo Ratinho, é se dará tempo para embolar a disputa com Alvaro e Moro.
Ratinho entrou forte em campo. Tem levado Paulo Martins para as agendas de campanha e já gravou comerciais pedindo votos para o candidato do PL ao Senado. E restando menos de duas semanas para a abertura das urnas, tanto os compromissos de campanha quanto as veiculação da propaganda partidária no rádio e na TV devem se intensificar.
O Paraná Pesquisa também perguntou ao eleitor sobre a rejeição dos candidatos ao Senado. Alvaro e Moro também estão tecnicamente empatados neste quesito. Moro tem 21% e Alvaro 20%. Paulo Martins aparece com 8,9%.
Metodologia — A pesquisa foi feita de forma presencial com 1.540 eleitores de 64 cidades do Paraná e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-07440/2022.