X
    Categories: Paraná

Paraná alcança a marca de 4° maior economia do Brasil

O Paraná é a 4° maior economia do Brasil. O estado totalizou R$ 487,93 bilhões de PIB (Produto Interno Bruto) em 2020 e ultrapassou o Rio Grande do Sul ocupando agora a quarta posição — atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados cujas dimensões populacionais são bem maiores que o estado paranaense.

Os dados são do Sistema de Contas Regionais (SCR) e foram divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É apenas a segunda vez na história que o Paraná chega a esse posto (a última foi em 2013).

“Alcançamos esse patamar no segundo ano da gestão, após algumas reformas já implementadas, e em um período muito difícil para todos os segmentos da sociedade. Enfrentamos juntos a batalha da pandemia e mostramos que a política que alia investimentos públicos, atração de novas indústrias e gestão fiscal séria é eficiente e dá resultado”, afirmou o governador Ratinho Junior.

O Paraná também registrou em 2020 a maior participação da história na formação do PIB nacional nas duas últimas décadas: 6,412%.

Em 23 estados, o IBGE registrou queda do PIB. No Paraná, não foi diferente. Houve um recuo de 2%. A economia brasileira teve retração de 3,3%.

Dos pontos foram estratégicos para suavizar o resultado do PIB paranaense: a diversidade econômica do estado e o desempenho da agropecuária.

Para se ter uma ideia, a queda do PIB do Rio Grande do Sul foi de 7,2% — resultado que permitiu que o Paraná ultrapassasse o estado gaúcho no ranking das maiores economias do Brasil.

 

Foto: Jonathan Campos/AEN

 

Redação Redação:

Este website utiliza cookies