Os políticos costumam dizer publicamente que a eleição municipal de 2024 está longe, que é cedo para algumas definições. Imagina, então, o que diriam quando perguntados sobre a disputa para o Palácio Iguaçu em 2026. Mas nos bastidores, o assunto eleição 2024 e 2026 está na mesa de discussão e nas estratégias que começam a ser desenhadas pelos partidos.
Algumas fontes do Palácio Iguaçu contaram ao Blog Politicamente que o governador Ratinho Junior fez chegar um recado aos aliados que aspiram disputar o governo em 2026.
Ratinho teria dito aos seus possíveis sucessores que só vai começar a discutir 2026 depois das eleições municipais de 2024, até porque a prefeitura de Curitiba é sempre estratégica na eleição para o governo do estado.
Do grupo político do governador alguns nomes começam a despontar como potenciais candidatos. Os mais fortes e comentados hoje são: o prefeito Rafael Greca, o secretário de Saúde Beto Preto e o deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa Alexandre Curi — todos do PSD. Os nomes dos secretários Guto Silva, do Planejamento, e Sandro Alex da Infraestrutura também do PSD são citados, mas com menos força.
Segundo a fonte do Blog Politicamente, Ratinho já disse que só quer falar sobre sucessão depois de 2024, mas vai deixar que todos estes potenciais candidatos trabalhem para ganhar musculatura para 2026.
Certezas dentre as incertezas — Neste mar de indefinições, existem algumas certezas. A primeira delas: a partir de 2025 o prefeito Rafael Greca, já sem mandato, vai assumir a secretaria das Cidades, hoje ocupada por Eduardo Pimentel. Nos planos de Ratinho haverá uma troca: Eduardo Pimentel vai comandar a prefeitura e Greca a secretaria das cidades.
Outra certeza: O vice-governador Darci Piana assumirá o Palácio Iguaçu em abril de 2026, seis meses antes da eleição, como determina a Justiça Eleitoral, com o compromisso de que não ser candidato ao governo.
Uma tendência, não é uma certeza, é que não haja qualquer briga entre Greca, Beto Preto e Alexandre Curi para encabeçar a chapa da sucessão. Inclusive um pode até vir a ser vice do outro.
Quem ficar de fora da disputa pelo governo terá grandes chances de disputar as duas vagas ao Senado que estarão em jogo em 2026. Isso se o governador Ratinho resolver alçar voos maiores e disputar a presidência da República. Caso contrário, Ratinho está com um pé no tapete azul do Senado Federal.