Novo PGE é nomeado, mas assume só dia 4 de outubro
Como já vinha sendo especulado pelos corredores do Palácio Iguaçu, o novo Procurador Geral do Estado (PGE) será Luciano Borges dos Santos. O governador Ratinho Junior assinou o decreto de nomeação, mas ele só vai assumir a nova função no dia 4 de outubro.
Com as férias do secretário chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, Luciano Borges dos Santos, que é diretor-geral da secretaria, é quem responde interinamente pela pasta. O substituto na DG da Casa Civil ainda não foi escolhido, mas o nome mais comentado na bolsa de apostas é de Maiquel Guilherme Zimann — atual Diretor de Regulação Econômica da Agepar.
Luciano Borges dos Santos vai assumir o cargo que era da Letícia Ferreira da Silva, que deixou o cargo no mês passado. Ela está na disputa por uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.
Uma fonte palaciana do Blog Politicamente disse que existe uma pequena preocupação com a nomeação do Luciano Borges dos Santos para a PGE, já que ele não é do quadro próprio de procuradores do Estado, o que pode desencadear uma resistência inicial da categoria.
A mesma fonte conta que para “quebrar este gelo”, o governador recentemente levou Luciano Borges dos Santos num evento na Associação dos Procuradores do Estado do Paraná. A expectativa do governo é que as coisas se assentem, sem que prejudique o andamento dos trabalhos na PGE — que é um órgão estratégico para o governo.