O juiz federal Danilo Pereira Júnior foi o escolhido para assumir o comando da 13ª Vara Federal de Curitiba, que julga os processos da Lava Jato em primeira instância. A indicação foi aprovada de forma unânime pelo Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) .
Ele concorreu com os juízes Fábio Nunes de Martino e Diego Viegas Véras. Danilo Pereira Júnior vai ocupar a vaga deixada pelo juiz federal Eduardo Appio, que foi afastado da 13ª Vara em maio após a suspeita de que ele tenha ligado para o filho do desembargador Marcelo Malucelli, do TRF-4, fazendo supostas ameaças.
Em outubro, Appio fechou acordo com o Conselho Nacional de Justiça que previa de desistência de voltar para a 13ª Vara em troca do arquivamento do processo disciplinar que ele respondia no TRF4 — sem gerar nenhuma punição. O acordo ainda previa a transferência de Appio para a 18ª Vara Federal, cujo área de atuação é a previdenciária.
A escolha do novo juiz da Lava Jato obedeceu o critério de antiguidade. Danilo Pereira Júnior ingressou na carreira em 1996 e chegou a atuar como juiz auxiliar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, até 2014.
A nomeação de Danilo Pereira Júnior já provocou reação em advogados que atuam em processos da Lava Jato. Isso porque o juiz federal atual como substituto em julgamentos de processos derivados da Lava Jato no TRF4 — que é a segunda instância da Justiça Federal do Paraná. Por conta disso, a crítica é pelo fato do magistrado ter atuado nas duas instâncias.