Sete pesquisas com cenário da disputa em Curitiba serão divulgadas na véspera da eleição

Os eleitores de Curitiba serão bombardeados com pesquisas eleitorais na véspera da eleição municipal de Curitiba. Estão programadas a divulgação de nada menos que sete pesquisas — isso se a Justiça Eleitoral não for provocada com pedidos de impugnação por parte dos candidatos. São dados suficientes para que os eleitores indecisos analise a corrida pela prefeitura de Curitiba e decida o voto. Alguns dos institutos vão coletar a opinião dos eleitores nos dias 4 e 5 de outubro — portanto, depois do debate da RPC, afiliada da Rede Globo. Então o desempenho dos candidatos à Prefs no debate, marcado para quinta-feira (3), terá reflexo nas pesquisas de intenção de voto.

Além das sete pesquisas, estão previstas ainda a divulgação outras duas — também com o cenário da disputa pelo Palácio 29 de Março. Deste total de nove pesquisas, cinco foram contratadas por veículos de comunicação e as demais serão feitas de forma independente. Apenas uma delas foi solicitada por uma empresa de consultoria.

Foto: Freepik

A enxurrada de números começa pelo Instituto Véritas, que será divulgada na quarta-feira (2). Na sexta, é a vez do Studio Pesquisas trazer os resultados da coleta de informações feita de forma independente. Mas é no sábado que o “bicho vai pegar”. A RIC TV vai apresentar os dados que estão sendo coletados pela Instituto IRG Pesquisas. O portal Plural vai trazer as informações da Oliveira Pesquisas. O Instituto Véritas, desta vez contratado pelo jornal Bem Paraná, também vai soltar uma pesquisa na véspera do pleito. Por fim, é a vez da RPC com os dados da Quaest, que serão divulgados no início da noite. Estão ainda previstas, as sondagens eleitorais das empresas 100% Cidades e da Prefab Future.

Fica a expectativa de como essa avalanche de porcentagens e dos desempenhos dos 10 candidatos nas pesquisas vai impactar os eleitores e, ainda, qual o instituto que irá mais se aproximar do resultado das urnas no dia 6 de outubro. Alguém se arrisca a dar um palpite?

Compartilhe nas redes