Atualizado às 12:20
Os deputados estaduais do PSD se reuniram nesta semana num animado jantar na casa do líder do partido na Assembleia, o experiente deputado Luiz Cláudio Romanelli. Circulou uma foto nas redes sociais mostrando que o quórum estava quase completo: 12 dos 16 atuais parlamentares da legenda, apenas quatro não estavam: Clorara Pinheiro, Adão Litro, Tercílio Turini e Tiago Amaral — pelo menos não apareceram para o clique.
Comida de primeira, corte de carne nobre, bem assada em diferentes pontos para agradar os mais diversos paladares. A única coisa difícil de digerir no churrasco foi a atuação do Valdemar Jorge, presidente do Republicanos do Paraná e secretário do Meio Ambiente do governo Ratinho Junior. A insatisfação parece ser geral. Todos os deputados com que o Blog Politicamente conversou sobre o encontro relataram a bronca com Valdemar e a promessa é de levar esta insatisfação ao governador Ratinho Junior.
A tônica da reunião, obviamente, foi a articulação do PSD nas eleições municipais e na de 2026. A bancada está unida — a ponto de um dos deputados entoar o lema da obra os Três Mosqueteiros: um por todos e todos por um.
Valdemar tem anseios político/eleitorais e tem promovido reuniões e eventos sem a presença dos parlamentares. Mas a gota d’água foi o encontro, com direito a registro fotográfico e tudo, que o secretário do Meio Ambiente teve com o ex-deputado federal Deltan Dallagnol. Os parlamentares contam que sofrem uma verdadeira peregrinação para convencer Valdemar Jorge a receber os prefeitos na secretaria. E um dos deputados confidenciou ao Blog Politicamente que a foto com Deltan foi a pá de cal que faltava.
Articulação solta — Como o governador Ratinho Junior tem priorizado as grandes obras no estado e está focado na missão de mostrar os resultados da gestão para além das fronteiras do Paraná, os parlamentares comentaram no jantar que a coordenação política do Palácio Iguaçu parece estar meio solta. Secretários, por exemplo, têm ido para o interior, feito agendas políticas, sem avisar os deputados da região. Aliás, a bancada do PSD está de olho bem aberto nos secretários que pretendem disputar as eleições de 2024 e 2026.
A insatisfação com o secretário Valdemar Jorge não se restringe à bancada estadual. Há deputados federais comentando que o comando dele no Republicanos do Paraná está com os dias contados. O presidente nacional do partido, o deputado federal Marcos Pereira, tem dito em Brasília, para quem quiser ouvir, que quer substituir a direção do partido no Paraná. Marcos Pereira tem disparado telefonemas oferecendo a presidência do Republicanos no Paraná tanto para empresários quanto para políticos.
Marcos Pereira ainda não engoliu o desempenho do partido no Paraná na eleição de 2022. Abertamente ele comenta com os deputados federais do Paraná que o diretório nacional mandou R$ 12 milhões para Valdemar Jorge que, em troca, prometeu eleger 4 deputados federais na eleição de 2022. O resultado foi muito além do prometido. O Republicanos, ao invés de aumentar, perdeu cadeira. O partido só conseguiu reeleger Diogo Garcia na Câmara Federal.
Com insatisfação no plano federal e também aqui no Paraná, tem gente no Centro Cívico comentando que Valdemar Jorge tende a ser rifado da presidência do Republicanos no Paraná e há quem acredita que ele também pode ser rifado do governo Ratinho Junior. Dentro do Palácio Iguaçu, por ora, o secretário do Meio Ambiente ainda goza da confiança de Ratinho Junior.
“Não bem assim”— Por meio de nota, o anfitrião do encontro, o deputado Romanelli, informou que “em tempo algum tratamos na reunião do PSD sobre a atuação do secretário Valdemar Jorge. Aliás a nossa reunião tratou exclusivamente de temas internos do PSD, e peço que desminta no mesmo espaço destinado a divulgação, a falsa notícia de desapreço pelo secretário, que pelo menos da nossa bancada é merecedor de respeito e consideração”.
O deputado Evandro Araújo engrossou a turma do “não foi bem isso”. Por nota, informou que “durante o tempo que esteve na reunião, não presenciou comentários acerca da atuação do secretário Valdemar Jorge”.
O Blog Politicamente conversou novamente com alguns dos parlamentares do PSD que reafirmaram a insatisfação com o Valdemar Jorge.