Naufraga ideia de federação do Podemos com PSDB e Cidadania

A ideia do Podemos integrar a Federação do PSDB/Cidadania morreu na casca. Pelo menos por enquanto. As conversas e negociações em Brasília foram encerradas e devem ser retomadas apenas no segundo semestre de 2024 — após as eleições municipais.

O Podemos deve concentrar forças na incorporação do PSC, que, se formalizada, se tornará a 8ª maior bancada do Congresso Nacional com 18 deputados federais (12 do Podemos) e sete senadores (quatro eleitos pelo Podemos).

Um dos motivos pelo fim das negociações é a dificuldade de atender aos anseios e desejos das costuras políticas nos estados envolvendo, principalmente, Podemos e PSDB.

Para quem torcia pela possibilidade de ver os deputados federais Beto Richa (PSDB) e Deltan Dallagnol (Podemos) juntos sob a mesma federação terá de esperar mais um pouco — pelo menos até o fim da eleição municipal de 2024. A notícia agrada ambos que não se bicam há tempos.

Se no cenário nacional há desentendimento político, na Assembleia Legislativa deputados dos três partidos já andam de mãos dadas. Podemos, PSDB e Cidadania forma um mesmo bloco partidário e o diálogo entre os parlamentares dos três partidos é bem azeitado.

 

Compartilhe nas redes