Quem assistiu ao debate promovido pela RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, pela TV a Cabo da operadora Vivo, se surpreendeu com o repentino corte no sinal.
Tudo ia bem até o comercial entre o segundo e terceiro blocos. Ao invés das propagandas locais, a Globo passou a exibir o filme “Spooks: Jogo de Espiões” — que estava previsto para começar após o debate. O eleitor paranaense simplesmente não conseguiu mais ver o debate entre os candidatos ao governo do Paraná.
O filme se passa em Londres e mostra uma caça a um terrorista que mesmo sob custódia acabou escapando das forças de segurança. Um agente secreto precisou se juntar com o chefe de inteligência do MI-5 — Security Service (Serviço de Segurança) que é o serviço de inteligência doméstico britânico — para caçar o terrorista. A partir daí se desenrola um jogo de perseguição e fuga.
Um maldoso assessor político que esteve presente no debate da RPC disse ao Blog Politicamente que achar o terrorista em Londres era mole. E que o maior desafio do agente secreto e do chefe da inteligência britânica seria encontrar o governador Ratinho Junior e levá-lo no estúdio da Globo.
“Eu avisei” — Ratinho anunciou um dia antes que não iria participar do debate da RPC. Faz parte do jogo e está longe de ser novidade na disputa eleitoral.
Na liderança das pesquisas e com chances de confirmar a reeleição já neste domingo, os estrategistas do QG da Carmelo Rangel desaconselharam o governador a aceitar o convite. Não viam vantagem política/eleitoral, só riscos.
Com o argumento de que seria alvo de críticas de todos os adversários, o comando da campanha convenceu o governador. No meio do debate, o WhatsApp já praguejava: “viu? eu avisei”, se referindo aos inúmeros ataques feitos por Roberto Requião (PT), Ricardo Gomyde (PDT) e a candidato do Psol Professora Ângela.
Ao final do debate, a campanha do candidato petista afirmou que recebeu denúncias de espectadores que afirmam que não conseguiram assistir, devido a problemas técnicos, ao debate entre candidatos na RPC. “Segundo relatos, o problema teria atingindo as TVs sintonizadas na Globo pela operadora Vivo, ou parabólica. Em vez da transmissão do debate, teria sido exibido um filme. A campanha investigará as informações para decidir que medida tomará”.