Atualizado às 10h39
O Ministério Público do Paraná abriu um inquérito na semana passada para investigar na área cível um caso inusitado e antigo: o desaparecimento de uma barra de ouro que estava guardada num cofre na Secretaria da Fazenda.
A barra de ouro teria sido roubada em 2011, mas no dia 12 de janeiro de 2023, o MP abriu mais um inquérito. A abertura da nova investigação foi publicada no Diário Oficial do MP número 973, publicado ontem (17).
A barra de ouro pertence a extinta Mineropar — empresa pública de direito privado e de economia mista, encerrada em 2017, que era controlada pelo governo do Paraná e tinha como principal objetivo fomentar a indústria mineral do Estado, realizando levantamentos geológicos e indicando o aproveitamento econômico.
A promotora Cláudia Cristina Rodrigues Martins Maddalozzo é quem vai conduzir a investigação sobre o sumiço da barra de ouro.
A barra de ouro estava guardada, na época, num cofre do gabinete da Coordenadoria da Administração Financeira do Estado, que fica no prédio da Secretaria da Fazenda.