O radialista e ex-deputado estadual Luiz Carlos Martins, de 75 anos, morreu nesta segunda-feira (29), em Curitiba. Ele foi internado no dia 20 de junho, após sofrer um AVC e recebeu alta do hospital três dias depois. No entanto, voltou a ser internado, após sentir febre. Luiz passou por uma cirurgia cardíaca, por causa de uma bactéria na válvula mitral e se recuperava do procedimento.
Luiz iniciou na vida pública em 1988, quando se elegeu vereador em Curitiba, com 13.616 votos. Em 1990, foi eleito deputado estadual. Manteve o cargo em 1994, 1998, 2002 e 2006. Na eleição de 2010 foi suplente, assumindo como deputado em 2013. Luiz foi reeleito deputado estadual novamente em 2014 e 2018.
- Leia mais: Quem será o Joe Biden de Curitiba?
Luiz Carlos Martins nasceu em Bilac, no estado de São Paulo, onde iniciou a carreira de radialista, aos 17 anos. Passou por emissoras em Marília, Londrina e São Paulo e se estabeleceu em Jacarezinho. O “rei do rádio paranaense”, como ficou conhecido, se mudou para Curitiba aos 28 anos, onde fundou a Rádio Banda B.
Políticos se despedem de Luiz Carlos Martins
O governador Ratinho Jr publicou pesar no final da tarde desta segunda em suas redes sociais. Ele enalteceu a carreira de Luiz na política e na comunicação.
“Perdemos hoje o Rei do Rádio do Paraná, meu amigo Luiz Carlos Martins. Figura marcante nas casas das famílias paranaenses, a quem sempre cumprimentava com o seu inconfundível ‘oi, oi, gente querida’. Luiz Carlos Martins foi um empreendedor da comunicação, mas sobretudo um parlamentar e um homem público apaixonado pelo Estado. Seus mandatos na Assembleia Legislativa foram marcados por uma defesa intransigente dos mais pobres. A voz firme de Luiz Carlos Martins deixará saudades. Que Deus conforte sua família, amigos e os milhares de ouvintes que sempre tiveram seu respeito e carinho.”
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) lamentou a morte do ex-deputado. Por meio de nota assinada pelo presidente da Alep, Ademar Traiano, foi decretado luto oficial de três dias.
“Com imensa tristeza nos despedimos do grande amigo, radialista e ex-deputado estadual do Paraná, Luiz Carlos Martins. Luiz Carlos Martins faleceu em Curitiba, aos 75 anos, e deixou um legado como comunicador e como homem público. Decretamos 3 dias de luto oficial na Assembleia Legislativa do Paraná. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Todos perdemos”.
O deputado estadual Alexandre Curi se manifestou por meio das redes sociais, onde postou uma foto ao lado de Luiz e deixou sua homenagem:
“É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de meu amigo, amigo de minha família, e, por vários anos, colega de parlamento, Luiz Carlos Martins. Ícone do rádio e deputado estadual por sete mandatos, ele nos deixou hoje, após quase um mês de luta contra uma infecção bacteriana na válvula mitral. Durante quatro dos seus sete mandatos, dividi a bancada da Assembleia Legislativa com Luiz Carlos Martins, uma pessoa de quem aprendi muito, a quem passei a admirar e com quem me tornei verdadeiramente amigo. Tanto no rádio, com o fenômeno Banda B, quanto em sua vida pública, Martins pautou seu trabalho nas pessoas, sendo um agente de transformação na vida de quem mais precisa. Jamais esqueceremos seu legado e seu bordão “Oi, oi, gente querida”. Vai com Deus, meu amigo, um “beijo no coração”. Toda minha solidariedade aos familiares e amigos!”
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) também emitiu nota de pesar e lembrou o papel importante que Luiz desempenhou, sobretudo na promoção social e na inclusão de pessoas com deficiência. “Em sua atuação na Assembleia Legislativa do Paraná, também contribuiu com o fortalecimento da Defensoria Pública e na melhoria da assistência jurídica gratuita à população que mais precisa”.