Nem bem começou o julgamento no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) e, logo nos primeiros minutos da madrugada desta terça-feira, o ministro André Mendonça pediu vistas do processo envolvendo o mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (União).
O parlamentar, que foi cassado em 2021 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conseguiu no mesmo STF uma decisão liminar do ministro Nunes Marques que o reconduziu ao cargo na Assembleia Legislativa do Paraná.
O julgamento no plenário virtual começou as 0h desta terça e iria até as 23h59. Com o pedido de vista o julgamento foi interrompido o caso de Francischini será apreciado agora pela 2ª Turma do STF composta por Nunes Marques, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e pelo próprio André Mendonça.
Quem também não perdeu tempo e nos primeiros minutos desta terça registrou o voto foi a ministra Carmen Lúcia decidindo pela suspensão da decisão do colega Nunes Marques que reconduziu Francischini ao mandato de deputado estadual. Ela também foi seguida pelo ministro Edson Fachin.