Atualizado às 17h16
Como já era esperando, e foi até adiantado hoje pelo Blog Politicamente, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados acatou, por unanimidade, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e confirmou a perda do mandado do agora ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos).
Regimentalmente, cabe aos deputados da Mesa apenas analisar “os aspectos formais da decisão” e não entrar no mérito da cassação. A decisão da Mesa Diretora foi tomada na tarde desta terça-feira (6) após uma reunião realizada na residência oficial da Câmara.
Deltan ainda poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão, embora as possibilidades sejam muito remotas.
Nas últimas semanas, Deltan ainda tentou salvar seu mandato. Ele procurou Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, para tentar convencê-lo a aguardar o trânsito julgado da ação de cassação no STF, mas Lira sequer o recebeu.
Deltan ainda ingressou com uma ação, com pedido de liminar, para suspender os efeitos da decisão do TSE, até que a Suprema Corte dessa a última palavra. O caso está com o ministro Dias Toffoli que ainda não julgou o pedido.