Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O MDB, que já foi a maior agremiação no país, vem tentando retomar o protagonismo no cenário político/eleitoral. Aqui pelas terras das Araucárias, a legenda baixou uma resolução em que exige que diretórios municipais apresentem uma chapa completa de vereadores e candidatos a prefeito ou vice-prefeito nas convenções partidárias das eleições de 2024.
Caso a chapa completa não seja apresentada, a direção municipal do partido deve apresentar, com 60 dias de antecedência ao início das convenções, justificativa ao comando estadual. Esta resolução foi aprovada por unanimidade em reunião do diretório estadual do MDB.
A meta do MDB em 2024 é eleger pelo menos 10% das vagas em disputa nas eleições proporcionais. Para efeitos práticos: Em Curitiba, por exemplo, com 38 cadeiras na Câmara Municipal, o partido vai tentar garantir quatro vereadores — o dobro de emedebistas hoje no legislativo municipal. Embora a resolução seja rigorosa, em Curitiba é praticamente improvável que o MDB tenha candidato próprio. Assim como indicar um vice.
Cenário em Curitiba — Dentro do partido, o nome do vereador Professor Euller foi colocado como opção de indicação de vice-prefeito. Cada vez mais alinhado com o governo Ratinho Junior, o MDB vai fazer parte da aliança que vem sendo construída em torno da candidatura de Eduardo Pimentel. Mas o vice, dificilmente, será do MDB.
Conta uma boa fonte do MDB, que o partido tem intensificado as conversas com o ex-prefeito Gustavo Fruet para repatriá-lo, mas, mesmo que consiga, o pedetista não deve ser opção eleitoral para 2024, mas sim para o pleito de 2026. “O Gustavo será um importante ativo para o partido e, não tenho dúvidas, que vai ajudar muito na reconstrução do MDB agora em 2024 e pode surpreender em 2026 numa eleição majoritária”, disse o emedebista, citando também o empresário Wilson Picler, já filiado ao partido.
“Essa resolução representa um passo importante para garantir que o MDB do Paraná esteja alinhado com os princípios partidários e comprometido com uma renovação genuína. Nosso partido sempre valorizou a democracia interna e a busca por representantes comprometidos com os interesses da população,” disse Anibelli Neto, presidente estadual do partido.
Para o vice-presidente Renato Adur “a medida adotada pelo MDB do Paraná reflete nosso compromisso em fortalecer nosso partido e oferecer à população candidaturas que realmente representem seus interesses. Estamos confiantes de que essa resolução nos levará a um processo eleitoral mais transparente e comprometido com a renovação política em nossas cidades”, disse.