Mauro Moraes reassume cadeira na Alep; Do Carmo será oficializado secretário

Apesar do desconforto de ter de deixar a secretaria do Trabalho, Mauro Moraes retorna ao legislativo estadual com o compromisso de se somar à já enorme bancada de apoio do governador Ratinho Junior

Mauro Moraes reassumiu nesta quarta-feira (26) a cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele deixa a secretaria do Trabalho e retoma o mandato. Isso quer dizer, que nas próximas horas, o Palácio Iguaçu deve anunciar a indicação do deputado Do Carmo para a pasta do Trabalho — conforme o Blog Politicamente já tinha adiantado.

Mauro Moraes acabou sendo alcançado na reforma promovida pelo governador Ratinho Junior — apesar dos bons resultados obtidos na secretaria. O que se comenta nos bastidores é que a saída dele do governo guarda relação direta com uma cisão latente no núcleo do União Brasil — entre Felipe Francischini, atual presidente da legenda no Estado, e o senador Sergio Moro que disputam o comando do partido.

Moro tem o apoio do senador Davi Alcolumbre — que tem demonstrado força política depois de ser eleito presidente do Senado Federal. Mas Francischini goza da plena confiança de Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil, e tem histórico entregar deputados federais ao partido na eleição geral. Sem contar num apoio maciço de, vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais da legenda. Ou seja, caso Moro tome o comando do União Brasil, pode haver uma debandada.

O temor de Sergio Moro é perder a legenda para disputar o governo do Estado em 2026 e para não correr riscos, prefere comandar o União Brasil no Paraná. Bombeiros de plantão já entraram em ação para tentar distensionar a relação entre Felipe Francischini e o senador, mas nada parece surtir efeito.

Nesta ácida disputa interna, sobrou para Mauro Moraes — que é mais ligado ao grupo de Sergio Moro. Ao mesmo tempo, Felipe Francischini emplacou Do Carmo no Iguaçu que é seu aliado político e desafeto público do senador paranaense. E ainda mantém Santin Roveda na pasta da Justiça — numa sinalização de sintonia com o governador Ratinho Junior.

Apesar do desconforto de ter de deixar a secretaria do Trabalho, Mauro Moraes retorna ao legislativo estadual com o compromisso de se somar à já enorme bancada de apoio do governador Ratinho Junior.

PORTO 90 ANOS