O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Fachinello (Podemos), assume interinamente a Prefeitura de Curitiba nesta quinta-feira (31). A transmissão do cargo foi feita no fim da tarde desta quarta-feira (30) no Palácio 29 de Março. Ele ficará no cargo até o dia 6 de setembro.
Fachinello assume a cadeira porque tanto o prefeito Rafael Greca quanto o vice, Eduardo Pimentel, estarão fora do país. Greca viaja para Washington, nos Estados Unidos, onde participa da Lide Brazil Development Forum 2023, enquanto Pimentel estará numa viagem particular. Com o titular e o vice fora, quem assume é o presidente da Câmara — terceiro na linha sucessória.
O último presidente do legislativo municipal que havia assumido a prefeitura da capital foi Paulo Salamuni, em 2013, na gestão Gustavo Fruet/Mirian Gonçalves.
A chegada ao Palácio 29 de Março marca uma ascensão política meteórica de Fachinello. Ele assume a vereança para o 1° mandato em 2021 e dois anos depois é eleito para comandar a Câmara de Vereadores — numa grande articulação política — e agora terá a oportunidade de governar a cidade de Curitiba.
Com Fachinello no comando da prefeitura de Curitiba quem assume a Câmara de Curitiba é o vereador Tito Zeglin.