O advogado Julio Jacob Junior foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Ele vai ocupar a vaga deixada por Roberto Ribas Tavarnaro.
A nomeação, assinada por Lula no último dia 20 de abril, encerra o processo de escolha iniciado em julho de 2022 — ainda na gestão do então presidente Jair Bolsonaro — quanto o Tribunal de Justiça do Paraná definiu a lista tríplice. Além de Jacob Junior, concorriam a esta vaga os também advogados Gustavo Swan Kfouri e Andrea Sabbag de Melo.
A escolha por um dos candidatos deveria ocorrer na última sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o ministro Alexandre de Moraes não pautou o assunto — deixando a indicação para o presidente Lula.
Na época, o Blog Politicamente mostrou que a surpresa foi ausência de Tavarnaro na lista tríplice — já que era tido como favorito na disputa — após uma disputa política interna envolvendo o então presidente do TJ paranaense, desembargador José Laurindo de Souza Netto e o presidente do TRE , o também desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.
O pano de fundo foi a eleição para a presidência do TRE , realizada em novembro de 2021, quando Laurindo Netto teria apoiado outro candidato.