Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Uma última cartada para atrair o voto dos eleitores curitibanos mais próximos da esquerda ganhou as redes sociais da campanha de Luciano Ducci (PSB) e do perfil oficial do PT do Paraná, numa clara tentativa de chegar ao 2º turno das eleições. Em um vídeo, o presidente Lula (PT) pede voto para Ducci e Goura no pleito municipal deste domingo. É um recado claro para a militância petista engajar na campanha do 40 a menos na reta final.
Já no começo da gravação, Lula pede para que Curitiba vote em Ducci e cita que as ações do seu governo vão melhorar a vida de todos. “A gente sabe que ninguém governa sozinho”, pontua o presidente na gravação.
Ducci espera convencer a militância do PT para conquistar os votos necessários para seguir na corrida. Em 2022, Lula obteve 35% dos votos em Curitiba. Mas essa transferência não é tão simples e as pesquisas até aqui divulgadas não registraram este movimento. Ainda mais que, dentro do partido, que existem alas que na pré-campanha defendiam candidatura própria — tendo o deputado federal Zeca Dirceu como um do expoentes.
A aparição de Lula era aguardada, com grande expectativa, desde o início da campanha eleitoral. Ainda mais diante de um dado registrado pela pesquisa Quaest, divulgada em 27 de agosto, que mostrava que 20% dos entrevistados que se declararam eleitores de Ducci também haviam votado em Lula em 2020. Um indicativo de que muitos mais ainda poderiam ser convencidos para seguir com Ducci.
O porquê de Lula não ter aparecido antes não está muito claro. Uma das hipóteses é a possível rejeição que o presidente poderia causar, já que Curitiba tem um perfil mais conservador. Além disso, nesta reta final, seria um prato cheio para a candidata Cristina Graeml (PMB) se contrapor à esquerda.
Após o debate na RPC, realizado na noite de quinta-feira (3), o deputado estadual Goura, que é o candidato a vice-prefeito na chapa de Ducci, fez um vídeo “apelativo”. Ele pede uma reflexão por parte dos eleitores de Curitiba que se identificam com a esquerda — já era um sinal da preocupação com o crescimento de Cristina Graeml sentido por algumas campanhas .
Goura destaca aproximação entre o candidato Roberto Requião (Mobiliza) e a candidata Cristina Graeml (PMB). Ambos trocaram perguntas com o intuito de atingir Eduardo Pimentel (PSD) e Ducci, que apareciam à frente de praticamente todas as pesquisas divulgadas até agora.
O candidato a vice argumenta a necessidade de reforçar “um campo progressista” para seguir para o 2º turno. Ele vai além e afirma que o voto útil é necessário e “urgente”.
Ou a esquerda, especialmente a militância do PT, se une nestas últimas horas em torno da candidatura Ducci/Goura ou todo o planejamento pensando, desenhado e colocado em prática pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, vai por água abaixo. E Lula terá mais dificuldades, do que normalmente, para conseguir um bom desempenho na eleição de 2026.