A advogada Luciana Carneiro de Lara tomou posse nesta terça-feira (3) como desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná. Ela foi eleita pelo quinto constitucional da OAB e foi nomeada na véspera do feriado da Independência pelo governador Ratinho Junior.
Luciana assume a cadeira deixada pela desembargadora Regina Afonso Portes que se aposentou compulsoriamente.
A posse foi prestigiada por diversas autoridades e advogados, dentre elas o diretor tesoureiro da OAB paranaense, o advogado Luiz Fernando Pereira, o Pereirinha, que foi o grande “padrinho” de Luciana. Além dele, o secretário chefe da Casa Civil em exercício, e a partir desta quarta-feira (4) Procurador Geral do Estado (PGE), Luciano Borges dos Santos, e os secretários Leandre Dal Ponte e Marcelo Rangel — que representaram o governador Ratinho Junior.
A sessão foi conduzida pelo presidente do TJ paranaense, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, que durante o discurso falou sobre a questão de equidade de gênero no Poder Judiciário — tema de recente debate no Conselho Nacional de Justiça. “Ainda que a presença masculina seja preponderante, o número de magistradas cresce a cada dia. Das últimas seis vagas abertas nesta corte, cinco foram ocupadas por mulheres”, observou.
O tema também foi abordado pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. ‘É libertador olhar para a condição feminina no mundo, sua singularidade (em parte decorrente de imposições culturais a serem revistas), neutralizada ao longo dos séculos por legislações construídas a partir de um sujeito de direito intrinsecamente masculino. Promover essa nova visão é uma tarefa desta geração”, disse.