O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen foi eleito em primeiro turno presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. Ele assume a instituição em fevereiro de 2023.
A eleição aconteceu na manhã desta quarta-feira (16) e o resultado saiu há pouco, no início da tarde.
Os desembargadores Gilberto Ferreira e Luiz Osório Panza — atual primeiro vice-presidente do tribunal –, disputaram contra Keppen para suceder o atual presidente desembargador José Laurindo de Souza Netto.
O Blog Politicamente apurou que Keppen teve 65 votos, enquanto Panza obteve 34 e Gilberto Ferreira 26 — tendo um voto nulo registrado.
O resultado, dizem fontes do TJPR, demonstrou a força de Keppen — já que a expectativa para eleição para presidente era de dois turnos.
Cúpula do TJPR — A disputa pela 1° vice-presidência foi para o segundo turno. Os desembargadores Robson Marques Cury e Joeci Machado Camargo disputam o cargo. A eleição recomeça as 14h se estendendo até as 19h. Outra disputa que será definida em segundo turno é para o cargo de Corregedor. Disputam os magistrados Roberto Antônio Massaro e José Joaquim Guimarães da Costa.
Para a 2° vice foi eleito o magistrado Fernando Antônio Prazeres com 80 votos. Já o magistrado Hamilton Mussi Corrêa foi eleito para Corregedoria-Geral com 62 votos.
Para a Ouvidoria-Geral foi eleito, com 107 votos, o desembargador Fernando Moreira de Moraes.
Órgão Especial — Ainda foram escolhidos 10 magistrados para o Órgão Especial, sendo oito oriundos da carreira da magistratura: Espedito Reis do Amaral, Rogério Etzel, Francisco Cardozo Oliveira, Roberto Portugal Bacelar, Luciano Carrasco Falavinha Souza, Jorge de Oliveira Vargas, Fabian Schweitzer e José Sebastião Fagundes Cunha.
Os outros dois que passam a compor o Órgão Especial são: a desembargadora Vilma Régia Ramos de Rezende, oriunda da advocacia, e Domingos Thadeu Ribeiro da Fonseca, que vem da carreira do Ministério Público.
Conselho — Para o Conselho da Magistratura foram eleitos os desembargadores Antonio Carlos Ribeiro Martins, Rui Portugal Bacellar Filho, Paulo Cezar Bellio e Octavio Campos Fischer.