Justiça nega pedido do União Brasil para impugnar pesquisa em Curitiba

A juíza Patrícia Di Fuccio Lages de Lima, da 177ª Zona Eleitoral de Curitiba, negou o pedido do União Brasil, que tem Ney Leprevost como candidato ao Palácio 29 de Março, para impugnar a pesquisa Radar Inteligência — sondagem eleitoral contratada pelo Portal Banda B e com previsão de divulgação para esta quinta-feira (22).

Foto: Divulgação/TSE

Os advogados apontam irregularidades no plano amostral e divergência dos dados registrados — especificamente em relação aos estratos quanto ao nível econômico dos eleitores curitibanos. Para o jurídico do União Brasil, a pesquisa não preenche os requisitos legais necessários para ser divulgada.

O Instituto Radar apresentou defesa sustentando que a empresa “confeccionou o plano amostral da pesquisa eleitoral respeitando integralmente os dados públicos e oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística” e que “não há diferenças entre os dados disponibilizados pelo IBGE e os dados constantes no registro da pesquisa”.

A juíza entendeu que “a suposta inconsistência decorrente da aglutinação ou estratificação do nível econômico dos entrevistados, diversamente dos critérios fornecidos pelo IBGE, não restou comprovada pela parte representante. Em verdade, conforme entendimento do TRE/PR em casos análogos, não se trata de inconsistência de dados” — mantendo assim a divulgação da pesquisa.

É a primeira pesquisa registrada em Curitiba após as convenções partidárias que definiram os 10 candidatos que vão disputar o Palácio 29 de Março — e depois do início oficial da campanha eleitoral e também do debate promovido pela TV Band.

A coleta dos dados da pesquisa começou ontem (19) e estava prevista para encerrar nesta quarta. Será feita a pesquisa espontânea e estimulada com os 10 candidatos e a rejeição de cada um. Serão apresentados aos curitibanos os nomes de Andrea Caldas (PSOL), Cristina Graeml (PMB), Eduardo Pimentel (PSD), Felipe Bombardelli (PCO), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SD), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União), Roberto Requião (PMN) e Samuel de Mattos (PSTU).

Metodologia: A pesquisa, registrada sob o número PR/03410/2024, vai ouvir 816 eleitores entre os dias 19 e 21 de agosto. O intervalo de confiança é de 95,5%, e a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

Compartilhe nas redes