Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Por Carol Nery
A Justiça Eleitoral negou o pedido da candidata a prefeita Cristina Graeml (PMB) para impugnar a pesquisa Quaest, contratada pela RPC e com previsão de divulgação para este sábado (26). A decisão é da juíza eleitoral Carla Melissa Martins Tria, da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba, e cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná. Na última semana de campanha, a estratégia de Cristina Graeml foi entrar com ações para barrar a divulgação das pesquisas de intenção de voto em Curitiba.
Em sua representação, Cristina sustenta falha da pesquisa em relação ao uso dos dados do IBGE 2022 como fonte pública de dados, pois não teriam sido disponibilizados até o momento. Desta forma, a candidata sugeria que “… resta evidente que não há qualquer segurança ou credibilidade para a divulgação da presente pesquisa, sendo necessária a suspensão da divulgação dos resultados”.
A juíza eleitoral, no entanto, justifica em sua decisão que os dados do IBGE 2022 foram aplicados para a malha de setores censitários, IBGE – Censo 2022 e que estão disponibilizados para consulta via internet.
“Ou seja, a alegação da Impugnante quanto falta de divulgação de resultado da pesquisa IBGE 2022 não tem qualquer relação com os parâmetros adotados na pesquisa”, afirma Carla Melissa. Por isso, a juíza entendeu que não há indícios para suspender a divulgação da pesquisa Quaest.
“Neste contexto, há informações suficientes a viabilizar a análise e a fiscalização dos dados da pesquisa pelos interessados e legitimados do processo eleitoral, concluindo-se pela ausência da irregularidade alegada”.
Portanto, por enquanto, está mantida a divulgação da pesquisa Quaest, para este sábado.