Justiça confirma candidatura de Paulo Mac Donald em Foz do Iguaçu

A angústia de Paulo Mac Donald (PP) e do seu patrono, o secretário estadual Ricardo Barros (PP), parece ter chegado ao fim com a decisão da Justiça Eleitoral do Paraná em deferir o registro de candidatura do ex-prefeito. Havia a possibilidade de impugnação do candidato devido a reprovação de contas pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), referente ao período em que comandou a prefeitura da cidade fronteiriça.

A ação que motivou a tensão dentro do Progressistas, que tem em Paulo Mac Donald uma de suas grandes apostas para a região oeste do Estado, é referente a irregularidades na contratação de uma empresa para captar recursos federais para a prefeitura. O processo, que culminou na cassação dos direitos políticos de Mac Donald, havia sido revogado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) em novembro de 2023.

Em abril deste ano, Paulo foi surpreendido com uma nova decisão do TJ paranaense que acolheu um recurso do Ministério Público, colocando um ponto de interrogação no seu futuro político e nos planos de Ricardo Barros — tanto para 2024 quanto para 2026. No mesmo mês, a desembargadora Joeci Machado Camargo, revogou a decisão e Paulo Mac Donald voltou a ter ficha limpa.

Com o início do período eleitoral, o Partido Democracia Cristã e as Coligações Foz em Primeiro Lugar – leia-se General Silva e Luna — e Foz Para Todos (Samis da Silva – PSDB), entraram com o pedido de impugnação de candidatura de Mac Donald ressuscitando a reprovação de contas e que por isso o ex-prefeito não poderia concorrer ao pleito de outubro.

Nesta quarta-feira (11), o juiz da 46ª Zona Eleitoral, Rodrigo Luiz Berti, despachou em favor da manutenção de Paulo Mac Donald na corrida pela prefeitura de Foz. “Diante do exposto, julgo improcedentes as impugnações apresentadas […], e defiro o pedido de registro de candidatura de Paulo Mac Donald Ghisi para concorrer ao cargo de prefeito […]”, determinou.

Foto: reprodução Divulgacand – TSE

 

A plataforma de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (Divulgacand), já traz o nome do candidato deferido e apto para concorrer à eleição de 2024.

Em uma publicação nas redes sociais, Paulo comemorou a decisão e escreveu: “Candidatura Confirmada: compartilhe com os iguaçuenses que querem a reconstrução da cidade. Viva Foz do Iguaçu”. A equipe de Ricardo Barros também tratou de divulgar aos quatro ventos que a candidatura de Mac Donald foi aprovada pela Justiça Eleitoral.

Compartilhe nas redes