O juiz Luiz Antônio Bonat, de 68 anos, que atua nos processos da Lava Jato na 13° Vara Federal de Curitiba vai virar desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) — segunda instância da Justiça Federal.
Ele e outros 11 magistrados foram nomeados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O TRF4 passará a contar com 39 magistrados. A data da posse ainda não foi marcada.
Bonat já trabalhou no TRF4 em substituição a desembargadores. Além dele, que é nascido em Curitiba, outro magistrado do Paraná está na lista dos 12 novos desembargadores. Marcelo Malucelli tem 56 anos e é natural de Nova Esperança.
A ampliação do número de magistrados teve por objetivo desafogar os Tribunais Regionais Federais se deu por força de lei que transformou cargos vagos de juiz federal substituto no quadro permanente da Justiça Federal em cargos de desembargador.
O TRF4 passa a contar com 12 turmas formadas por três desembargadores cada, sendo duas instaladas em Curitiba, duas em Florianópolis e as restantes na sede da corte, em Porto Alegre.