X
    Categories: Paraná

Itamar Paim do PL pode herdar vaga de Deltan na Câmara

Foto: Reprodução Redes Sociais

Atualizado às 23h37

Se a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) foi mantida, a cadeira ficará com quem?

O primeiro nome que vem à cabeça é do ex-secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, que foi o segundo candidato do Podemos com mais votos — quase 12 mil. No entanto, há uma corrente de especialistas em Direito Eleitoral que entende que como Hauly não alcançou o quociente eleitoral, a vaga ficaria com Itamar Paim, de 46 anos nascido em Paranaguá, que se candidatou pelo PL e fez 47.052 votos.

O advogado eleitoral Guilherme Gonçalves explica que fez um estudo de um caso semelhante que aconteceu no Rio Grande do Norte. “Segundo este estudo teve um precedente semelhante no Rio Grande do Norte. Vai ser feita uma nova totalização dos votos, é como se o Podemos tivesse feito estes 350 mil votos do Deltan,  mas como nenhum candidato do Podemos alcançou o quociente eleitoral, a vaga, neste caso, ficaria com Itamar Paim do PL, caso a decisão do TSE seja mantida”, explicou o advogado ao Blog Politicamente.

 

 

Redação:

Este website utiliza cookies