IRG aponta estagnação de Eduardo; crescimento de Graeml que pode chegar no 2º turno

Na véspera da eleição municipal de Curitiba, a pesquisa do Instituto IRG, contratada pela RIC-TV, mostra uma reviravolta no cenário eleitoral da disputa pela prefeitura da capital com a estagnação de Eduardo Pimentel (PSD) e um crescimento de Cristina Graeml (PMB) na intenção de voto. É a materialização da onda pró-Cristina que já vinha sido sentida e comentada nos bastidores das campanhas e por analistas políticos.

Exoneração na pref: como fica campanha de Pimentel após suposto caso de coerção?

Eduardo segue liderando na pesquisa IRG a preferência dos eleitores com 34%. Na pesquisa anterior – de 18 de setembro – ele tinha 35%. Cenário de estagnação. Em contrapartida, Luciano Ducci (PSB) cresceu passando de 17,5% para os atuais 19%.

Mas é Graeml que se destaca. Em setembro, ela aparecia com 7% das intenções de voto. Agora ela soma 16,8% — e está tecnicamente empatada com Ducci dentro da margem de erro. Avaliando a margem de erro de 3,47%, o segundo lugar será no fotochart, ou seja, quem passar o nariz na linha de chegada, vai para o 2º turno com Eduardo Pimentel — considerando o cenário apontado pelo instituto IRG.

Ney Leprevost, do União Brasil, aparece com 9,8%, Roberto Requião (Mobiliza) com 4,5%, Luizão Goulart (SD) apareceu com 3,2%, Maria Victoria 1,7% e Andrea Caldas do Psol teve 0,4%.

Os resultados mostram que Graeml conseguiu tirar votos de Eduardo Pimentel, já que o candidato do PSD aparece estagnado na pesquisa IRG, e de Ney Leprevost que caiu quase 5% de uma pesquisa para outra.

De certa forma, Graeml, Eduardo e Ney disputam o voto do mesmo espectro político. Caso Ducci não consiga passar para o 2º turno, Curitiba terá uma “polarização” um tanto curiosa entre dois candidatos da direita.

O resultado da pesquisa IRG traz um cenário de forma muito parecido com o que ocorreu em 2012 em Curitiba. Essa situação inclusive envolve parte dos mesmos personagens, incluindo o próprio instituto. Na época, o IRG apontava que Gustavo Fruet (PDT), que até então era o terceiro colocado nas demais pesquisas, seguiria para o 2º turno contra o candidato Ratinho Junior (PSC), no lugar do prefeito Luciano Ducci (PSB).

Agora, a IRG mostra a possibilidade, novamente, de que Ducci não alcance a segunda posição que lhe daria a chance de seguir na disputa, diante do crescimento repentino de Cristina Graeml.

Metodologia: O IRG ouviu 800 pessoas entre os dias 01 e 04 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro 3,47%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-08674/2024.

Compartilhe nas redes