Instituto cancela pesquisa em Curitiba, SJP, PG, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu

A Futura Inteligência, instituto de pesquisa com sede no Espírito Santo, cancelou o registro das pesquisas eleitorais que faria em sete cidades do Paraná: Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. A divulgação dos resultados estava prevista para esta quarta-feira (24).

Em nota encaminhada ao Blog Politicamente, a empresa afirmou que optou pelo cancelamento dos registros para “realizar pequenos aprimoramentos formais nos documentos”. E que voltará a registrar o material em breve.

A Futura Inteligência destaca ainda que “não há qualquer contestação sobre resultados e números, dado que não houve divulgação de pesquisa”.

O Blog Politicamente mostrou que a Justiça Eleitoral da cidade de São José dos Pinhais havia suspendido a divulgação da pesquisa porque o instituto não observou quesitos relativos a variável de grau de instrução, critérios de renda, ausência de aleatoriedade nos nomes apresentados, ausência de nomes de pré candidatos, ausência de sistema de conferência e checagem e ausência de ponderação por área física.

O registro da pesquisa para aferir o cenário da disputa eleitoral nas sete cidades do Paraná era uma maneira da empresa entrar no mercado de sondagem eleitoral no Paraná. Mas pelo jeito, a empresa entrou com o “pé esquerdo”.

 

Foto: Divulgação TRE

Compartilhe nas redes