“Humilhados já foram exaltados”: as homenagens a Gilmar Mendes

A frase bíblica “os humilhados serão exaltados” foi adaptada aqui em Curitiba para “os humilhados já foram exaltados”. Talvez ela reflita o momento vivido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes após a declaração polêmica no programa Roda Viva, da TV Cultura e reverberada, compartilhada e tão comentada nas redes sociais.

Durante a entrevista, concedida no início desta semana, Gilmar Mendes fazia críticas à condução da operação Lava Jato, quando disparou: “Curitiba gerou Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo. Inclusive todas as praticas que desenvolvem. Investigações a sorrelfa e atípicas. Não precisa dizer mais nada. Não é por acaso que os procuradores dizem, por uma falta de cultura, que aplicaram o Código Processual Russo”. 

Rapidamente este trecho da entrevista tomou as redes sociais e a imprensa. Diante da repercussão, o próprio ministro “se retratou”. Mas a classe política se manifestou sobre as declarações do decano do Supremo. O governador Ratinho Junior, assim como o prefeito de Curitiba Rafael Greca e o vice, Eduardo Pimentel, foram às redes sociais. Na Assembleia Legislativa muitos deputados discursaram repudiando a fala do ministro. Na Câmara de Vereadores de Curitiba a mesma coisa. E um ato de desagravo deve ser votado na semana que vem.

O que pouca gente lembra é que o mesmo Gilmar Mendes execrado pela classe política já foi exaltado na mesma “Curitiba fascista”.

A mesma Câmara de Curitiba que deve aprovar na próxima semana o desagravo, já homenageou o ministro do STF. Isso foi lá em 2003, quando ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba, proposto pelo então vereador Ney Leprevost — hoje deputado estadual. A solenidade aconteceu no no Tribunal do Júri, no Centro Cívico, em conjunto com a Associação dos Magistrados do Paraná e Associação Paranaense dos Juízes Federais.

E não para por ai. Teve mais homenagem. Em 2016, Gilmar Mendes recebeu do então governador Beto Richa a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro — a mais alta comenda concedida pelo governo do Paraná.

Ontem tinha gente se perguntando se Gilmar Mendes pretende “devolver” as honrarias concedidas pela “Curitiba fascista”. aos fascistas de Curitiba?

Compartilhe nas redes