X
    Categories: Paraná

A bilionária disputa entre o Grupo Petrópolis e a Imcopa na Justiça do Paraná

Uma grande e milionária disputa judicial travada entre o Grupo Petrópolis, do empresário bilionário Walter Faria, dono da Itaipava, e a gigante processadora de soja Imcopa, com sede em Ponta Grossa, promete movimentar o judiciário do Paraná. O valor desta ação gira em torno de R$ 500 milhões.

O grupo de advogados que representa o Grupo Petrópolis ingressou com uma petição junto à 1ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de Curitiba em que pede a anulação de diversas decisões no processo que trava com a Imcopa. A informação foi dada primeiramente pela Revista Veja e confirmada pelo Blog Politicamente.

Na petição, os advogados do Grupo Petrópolis levantam uma suspeita sobre os profissionais da empresa Valuup – Consultoria, nomeados para a realização de perícias judiciais, que segundo os defensores, teriam relação de sociedade e subordinação aos controladores da Imcopa —  o que, em caso de confirmação do vínculo, macula os cinco processos em trâmite, já que, em tese, favorecia a empresa de soja.

Desta forma, eles requerem a substituição imediata dos peritos, a invalidação de todas das perícias, a restituição dos honorários pagos aos peritos, a proibição dos sócios da Valuup de participarem de futuras perícias, além da emissão de notificações às instituições regulatórias pertinentes para adoção de medidas disciplinares.

“No curso do processo identificamos relações pessoais e comerciais entre os peritos e os diretores da Imcopa, o que configura nítida violação aos deveres de moralidade e imparcialidade que devem nortear uma atuação profissional em qualquer processo, sobretudo em causas dessa magnitude”, explicou João Paulo Bettega de Albuquerque Maranhão, advogado do Grupo Petrópolis.

O Grupo Petrópolis, que está em recuperação judicial, pediu à Justiça que reverta decisões de reserva de valores em favor da Imcopa durante o processo de recuperação.

O Blog Politicamente tentou entrar em contato com a Imcopa, mas ninguém atendeu. A empresa Valuup informou que o responsável por este caso não estava na empresa e que retornaria nesta quinta-feira (31) ao Blog Politicamente.

 

 

Foto: Divulgação

 

Redação:

Este website utiliza cookies