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Grupo EPR participa sozinho e arremata lote 2 com 0,08% de desconto

Atualizado às 15h10

O grupo EPR, formado pelas empresas Equipav e Pefin, foi declarado o vencedor do leilão do lote 2 das rodovias do Paraná. O desconto proposto pelo consórcio infraestrutura PR foi irrisório — de apenas 0,08% sobre a tarifa básica. O contrato de concessão é de 30 anos e os investimentos são da ordem de R$ 10 bilhões.

Desta forma, conta uma fonte do Blog Politicamente, o valor do pedágio para carros no trecho da BR-277 que liga Curitiba a Paranaguá deve ficar muito próximo aos R$ 19,00.

O leilão frustra a expectativa de competitividade daquele que era um dos lotes mais atrativo do projeto de concessão das rodovias do Paraná.

Logo após a declaração do resultado, o governador do Paraná, Ratinho Junior, deu boas-vindas ao grupo vencedor e destacou o momento econômico do estado, com crescimento de 8,6% do PIB (Produto Interno Bruto). Sobre o tímido desconto proposta pelo Grupo EPR, Ratinho disse que o leilão “trouxe uma redução do preço médio de 56% do valor da tarifa por km rodado”.

Governador exemplificou que o pedágio de Curitiba para Paranaguá vai reduzir em torno de 30%, na praça de Jacarezinho, que tinha o pedágio mais caro do Brasil, vai ter uma queda de 68% na tarifa — segundo números apresentados pelo governador durante o discurso.

Logo em seguida, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que os avanços que o Paraná está conquistando pode fazer do estado o segundo em atração de negócios do Brasil — atrás só de São Paulo. “Estes investimentos aproximam o estado do Paraná do estado de São Paulo”, disse Renan.

Reação forte — A oposição reagiu logo depois que foi declarada a empresa vencedora do leilão. Numa rede social, o presidente do PT paranaense, deputado Arilson Chiorato, considerou a disputa pelo lote 2 das rodovias como uma vergonha.

“O Paraná acaba de voltar para a lista dos pedágios mais caros do Brasil! A única concorrente do leilão de concessão do Lote 2 das rodovias do Paraná, ofereceu míseros 0,08% de desconto na tarifa”, disse.

O deputado petista trouxe outros valores de pedágio na praça de São José dos Pinhais, que liga Curitiba a Paranaguá. “A tarifa que era de R$ 23,30 ao final da concessão recebeu um desconto de apenas R$ 1,00! Sem contar que esse é o valor inicial da tarifa, após a realização das obras o degrau tarifário pode chegar a 40%, o que vai encarecer ainda mais o preço.Se já não fosse ruim o suficiente, o Lote 2 das rodovias vai ter a implantação de 3 novas praças de pedágio! Vergonha, Ratinho Jr! Enganou o povo com propaganda enganosa, e agora os paranaenses vão pagar a conta. Seguimos lutando contra esse absurdo! Pedágio caro nunca mais!”

Concessão — O Grupo EPR vai administrar 605 km de rodovias estaduais e federais, além de sete praças de pedágio: em  São José dos Pinhais (BR-277), Jaguariaíva (PR-151), Sengés (PR-151), Carambeí (PR-151), duas na cidade de Jacarezinho ((BR-153 e BR-369) e no município de Quatiguá (PR-092). As empresas que formam o grupo já têm experiência, eles administram rodovias no Estado de Minas Gerais.

O lote 2 compreende 605 km de rodovias, com trechos federais da BR-153, BR-277, BR-369 e das rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.

O grupo EPR já havia participado da disputa pelo lote 1, mas apresentou desconto de 8,3% e acabou perdendo para o Grupo Pátria.

Redação:

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