Por Carol Nery e Karlos Kohlbach
O velório da primeira-dama da capital paranaense, Margarita Sansone, reúne muitos vereadores, servidores da prefeitura, deputados, autoridades políticas, secretários municipais e populares no Memorial de Curitiba, nesta terça-feira (21). Apesar do momento de muita tristeza pela partida da amada companheira de praticamente uma vida — eles começaram a namorar há 46 anos –, o prefeito Rafael Greca impressiona pela força que demonstra nesta despedida. Ele falou com cada um que se aproximou, além de agradecer o apoio.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel esteve sentado a todo o momento ao lado de Greca, que recebia os cumprimentos das pessoas presentes à cerimônia no Memorial de Curitiba. Uma grande fila se formou para o último adeus à primeira-dama.
Também estiveram presentes na despedida da primeira-dama de Curitiba nomes como os deputados federais Beto Richa e Paulo Martins, o deputado estadual Fábio Oliveira, a deputada estadual Márcia Huçulak, o secretário municipal de Defesa Social, coronel Péricles de Matos e o ex-procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, entre outros.
No momento da oração, Greca, contudo, não conteve a emoção e foi às lágrimas.
“De coração na mão”, diz prefeito em despedida de Margarita
Antes, por volta do meio-dia, o prefeito falou com a imprensa curitibana. Emocionado, ele ressaltou a bondade da esposa em suas ações diárias. “Todos nós somos só o bem que fazemos, nos dias em que a vida apenas dura sem frutos, não se vive, só se gasta tempo. Pode-se dizer que a Margarita nunca desperdiçou nenhum de seus dias sem fazer o bem. […] Estou aqui, de coração na mão, dizendo a Curitiba, muito obrigado”.
Por meio de uma postagem nas redes sociais nesta terça, Greca pediu que as pessoas substituam coroas em homenagem à primeira-dama por doações ao Banco de Alimentos — Banco do Brasil, Agência 3793-1, Conta 12.685-3, CNPJ 76.417.005/0017- 43, depósito identificado — ou artigos para o Disque Solidariedade, pelo telefone 156.
Corpo de Margarita será sepultado após missa
Uma missa está programada para 15h, no próprio Memorial de Curitiba. O sepultamento do corpo da primeira-dama será no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no bairro São Francisco, logo após a cerimônia religiosa.
Leia também:
Morre primeira-dama de Curitiba, aos 79 anos
“Coração dilacerado”, diz Rafael Greca sobre morte da primeira-dama
Candidatos à prefeitura de Curitiba lamentam morte de primeira-dama
Autoridades homenageiam Margarita Sansone. Alep e Câmara decretam luto; confira