Se tudo sair como combinado, o governador Ratinho Junior deve anunciar ainda nesta semana a mudança no comando do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná). O martelo já está batido. Santin Roveda (União Brasil) vai deixar a secretaria da Justiça e Cidadania para assumir a autarquia. Valdemar Bernardo Jorge (Novo) é quem vai substituí-lo na pasta.
Ratinho já conversou com todos os envolvidos na semana passada e as últimas costuras foram feitas pelo secretário da Casa Civil, João Carlos Ortega nos últimos dois dias. Havia uma preocupação com relação ao atual diretor-presidente Adriano Furtado, mas já foi contornada.
Uma boa fonte do Blog Politicamente conta que Furtado vai assumir uma das diretorias do Detran. Na prática, significa que o União Brasil não vai assumir o Detran com “porteira fechada”.
Aliás, confidencia a fonte, o compromisso firmado prevê a manutenção, por exemplo, do comando das mais de 100 Ciretran`s (Circunscrições Regionais de Trânsito) espalhadas por todo o Estado — evitando rusga com alguns aliados e deputados estaduais da base governistas.
A mudança atende a dois interesses imediatos: abrigar Valdemar Jorge, para honrar o acordo com o Novo feito durante o período eleitoral de 2024, e atrair para ainda mais perto uma ala do União Brasil — comandada pelo deputado federal Felipe Francischini, que preside a legenda no Paraná, que se contrapõe aos projetos políticos do senador Sergio Moro.