Quando o assunto é comunicação digital e engajamento em redes sociais, a turma de Jair Bolsonaro, do PL, da oposição, dá um banho no PT e no governo Lula. Isso é fato reconhecido dentro do Partido dos Trabalhadores.
Para tentar reduzir este abismo, o Governo Federal anunciou o resultado de uma licitação milionária — que está sendo considerada a maior da história da União no setor de comunicação digital. Quatro empresas venceram. O contrato é de 198 milhões por um ano.
Ao todo, 24 empresas participaram do certame e quatro foram declaradas vencedoras e vão fatiar este grande bolo. São elas: Usina Digital, Area Comunicação, Moringa L2W3 e o consórcio BR e Tal, composto pela BRMais e a Digi&Tal.
A intenção do Palácio do Planalto é segmentar a comunicação e tentar fazer frete ao exército digital da direita. O governo quer ter um controle melhor da entrega do conteúdo à população de cada programa lançado por Lula, mas para isso será necessária a contratação de ferramentas. O pano de fundo desta grande licitação é o desempenho preocupante da avaliação de Lula e da gestão, além da queda de popularidade do petista refletida em recentes sondagens eleitorais.
Durante o processo licitatório, o governo apresentou o plano: promover a “educação midiática” para identificar fake news; incentivar alertas contra informações falsas; demonstrar o impacto das fake news na população; e divulgar fontes confiáveis de informação.