Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
A Itaipu deve dar posse na próxima semana aos quatro novos diretores que tiveram seus nomes aprovados nesta sexta-feira (24) durante a reunião da ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A.). As nomeações devem ser publicada até o final do dia no Diário Oficial da União.
Os nomes, necessariamente, precisam ser submetidos a ENBPar — empresa criada após a privatização da Eletrobras. Conforme havia prometido na posse de Ênio Verri no comando da Itaipu, o presidente Lula indicou os novos diretores:
Luiz Fernando Delazari para a diretoria jurídica da Itaipu, Carlos Carboni para a Coordenação, para a diretoria técnica, Lula indicou Renato Sacramento e Iggor Gomes Rocha para a de administração.
Se os nomes já eram conhecidos nos bastidores, o que surpreendeu mesmo foi a não indicação do diretor financeiro — que deve acontecer só na próxima semana. E o motivo para este retardo na composição completa da diretoria tem nome e sobrenome: Jorge Samek. Mas, conta uma boa fonte, que um outro nome estaria agindo nos bastidores: Eduardo Sciarra — com força proporcional.
Efeito Samek — O Blog Politicamente mostrou que Samek, amigo pessoal de Lula e ex-diretor geral da Itaipu, está tentando emplacar o genro, o advogado Carlos Eduardo Makoul Gasperin, na diretoria financeira da binacional. Acontece que este posto tinha sido prometido para Pedro Guerra — ex-deputado federal do PSD e filho de Alceni Guerra, que tem como um dos padrinhos ninguém menos que o vice-presidente Geraldo Alckmin e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Pedro Guerra ainda conta com a simpatia de Ênio Verri.
A cobrança de Samek tem relação direta com a eleição do governo do Paraná. Ele só aceitou ser vice na chapa de Roberto Requião para atender ao pedido de Lula. Oito meses depois, chegou a fatura deste boleto. Mas pelo jeito, a estratégia não deu certo. A questão chegou ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Sciarra, está acompanhando de perto o caso, que pode ter um desfecho neste fim de semana.
A queda de braço está posta e a briga é de gente graúda. As negociações devem se intensificar, mas conta a fonte do Blog Politicamente que Alckmin, Gleisi e Verri devem bater o pé em favor de Pedro Guerra na diretoria financeira.
Conselho — Passada a nomeação dos seis diretores da Itaipu, o presidente deve se concentrar na formatação do Conselho de Administração que deve ser preenchido, majoritariamente, pelos ministros de Lula. A única excessão deve ser o ex-deputado estadual Michele Caputo, do PSDB do Paraná, numa grande articulação entre PT e tucanos visando a governabilidade no Congresso Nacional.