Governo espera entregar Ponte Brasil-Paraguai dia 15 de dezembro
O Governo do Paraná trabalha com a expectativa de entregar a segunda ponte que liga o Brasil ao Paraguai no dia 15 de dezembro. A obra está na fase final de conclusão.
Pelo cronograma, a Ponte da Integração deve ser concluída nas próximas semanas e a solenidade oficial fiaria para a primeira quinzena do próximo mês.
É esperada a visita dos presidentes dos dois países, Jair Bolsonaro e Mário Abdo Benítez. Esta deve ser a última visita de Bolsonaro ao Paraná como presidente da República.
A nova ponte terá 760 metros de comprimento e um vão livre de 470 metros, o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.
A obra começou em 2019 e é fruto de uma parceria entre a Itaipu Binacional, comandada por Brasil e Paraguai, e o governo paranaense. O investimento, que é de cerca de R$ 463 milhões, é da Itaipu e prevê obras nos dois países.
Do lado brasileiro, será construída uma perimetral, que ligará a ponte à BR-277, em Foz do Iguaçu. A obra está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
No lado paraguaio, a ponte chegará ao município de Presidente Franco, onde estão previstas estradas de acesso. A obra é de responsabilidade do país vizinho.