A partir de hoje, o Blog Politicamente em parceria com a empresa 5AM Digi começa a divulgar semanalmente o desempenho dos candidatos a governador do Paraná e ao Senado Federal mais bem pontuados nas pesquisas de intenção de voto.
Os perfis dos candidatos nas três redes sociais — Facebook, Instagram e Twitter — foram analisados pela empresa 5AM Digi especializada em análises e estratégias digitais e no estudo de comportamento digital.
Nesta primeira divulgação, os analistas levaram em consideração a atividade das redes dos candidatos ao longo de todo o mês de agosto. A partir de agora, a análise será de acordo com o desempenho da semana anterior.
Vamos as análises.
Candidatos ao Governo do Paraná.
Quem tem mais seguidores?
Ratinho Junior (PSD) lidera com mais de 1,2 milhão de seguidores na somatória das redes Facebook, Instagram e Twitter, seguido por Roberto Requião (PT) que tem 582 mil “fãs”, Ricardo Gomyde (PDT) com 19,2 mil e Professora Ângela (Psol) que tem 9,5 mil seguidores. O governador Ratinho Junior tem seu público mais concentrado no Facebook, e ao longo do mês de agosto liderou isolado com a maior quantidade de likes em sua página. Já Requião concentrou seus seguidores no Twitter.
Quem tem mais engajamento?
Candidatos ao Senado pelo Paraná.
Quem tem mais seguidores?
Nesta primeira análise, que leva em conta todo o mês de agosto, Sergio Moro (União Brasil) larga na frente no quesito mais seguidores nas três redes sociais: São quase 6 milhões, contra 2 milhões do senado Alvaro Dias (Podemos), 1,3 milhão de Paulo Martins (PL) que é seguido por Aline Sleutjes (Pros) que tem 407 mil e por último aparece o emedebista Orlando Pessuti que conta com 12 mil seguidores.
Moro se destaca no Twitter e Instagram, enquanto Alvaro Dias que tem seu público mais concentrado no Facebook — assim como Paulo Martins e Aline Sleutjes.
Quem tem mais engajamento?
Os analistas da 5AM Digi alertam que não adianta ter seguidores se o engajamento não está bom. Este gráfico comprova isso. Mesmo estando em terceiro lugar no alcance geral das redes, Paulo Martins foi o preferido do público digital nas três redes no mês de agosto, sendo o Facebook seu domínio particular, deixando Sergio Moro para trás. Alvaro Dias segue timidamente em terceiro lugar tendo o Facebook como sua principal rede, apostando forte no Instagram com seus vídeos de culinária. Aline Sleustjes teve o Instagram como seu principal rede social.