O governo acaba de criar a Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados e nomeou Elizandro Pires Frigo para assumir, a partir de 10 de junho, a nova gerência dentro da administração estadual.
Elizandro acabou entrando na dança das cadeiras. Ele segue como secretário de Administração e Previdência, mas somente até semana que vem — quando deve ser nomeado Cláudio Stabile que presidia a Sanepar. A mudança na Seap faz parte da minirreforma realizada pelo governador Ratinho Junior no final do mês de abril.
O que se comenta nos corredores do Iguaçu é que a criação da superintendência foi a forma encontrada para não deixar Elizandro “a pé” — já que ele estava, até então, ficando de fora.
A criação da Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados foi publicada no diário oficial do último dia 23, com a respectiva nomeação futura de Elizandro Frigo. De acordo com o decreto, esta superintendência tem como atribuição “a gestão de sistema estadual de dados integrados relacionados aos serviços prestados ao cidadão”. E não há, por ora, sequer funcionários. O ato de nomeação diz que a designação de servidores, efetivos ou comissionados, será determinada pela Casa Civil.
Rangel — O mesmo Diário Oficial, publicado na semana passada, traz ainda duas exonerações por conta da eleição municipal de outubro. Marcelo Rangel, que vai disputar a prefeitura de Ponta Grossa, com o apoio do governador Ratinho, pediu exoneração do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná, o Cetran. Ele segue, por enquanto, secretário de Inovação, mas vai deixar a pasta até o início da semana que vem, por causa do prazo de descompatibilização.
Puppi — Quem também deixou o governo para disputar a eleição foi Christiano Puppi. Ele era funcionário da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, comandada por Ricardo Barros, e deixa o governo parta disputar a prefeitura de Campo Largo.
Defesa Civil — As mudanças pontuais no governo seguem sendo feitas por Ratinho. Ontem (27) a dança das cadeiras chegou na Defesa Civil do Paraná. O coronel do Corpo de Bombeiros, Adriano de Mello, foi exonerado da função de coordenador executiva da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Ainda não foi anunciado o substituto. Mello agora vai ser Diretor da Diretoria de Pessoal do Corpo de Bombeiros. O decreto de exoneração já foi assinado, mas não divulgado em Diário Oficial.