Gleisi busca espaço para o companheiro Jorge Samek no governo

Jorge Samek é um velho companheiro do presidente Lula. Amigo de longa data, daqueles que estão dispostos a atender aos mais difíceis pedidos. Foi assim em 2022, quando Lula passou a mão no telefone e pediu ao companheiro que fosse vice na chapa encabeçada pelo governador Roberto Requião na disputa pelo Palácio Iguaçu.

As chances de vitória eram remotíssimas. Os trackings indicavam uma alta aprovação do governo Ratinho Junior, sem falar na resistência dos eleitores de Curitiba ao PT. Mesmo neste cenário adverso, Samek topou o desafio.

Passada a eleição, com vitória na eleição presidencial, Samek rapidamente passou a integrar o time da transição do governo Lula. Sempre lembrado para a direção da Itaipu Binacional, pela longa e exitosa passagem pela Binacional nos governos Lula e Dilma, o companheiro de todas as horas acabou preterido por Ênio Verri.

Após oito meses de governo, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, agora busca um espaço para Samek na administração. Uma das tentativas é emplacar Samek na EMBpar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional) que é uma holding que abriga a própria Itaipu e a Eletronuclear.

Fontes do PT comentam que se Gleisi quer mesmo emplacar o companheiro Samek na EMBpar basta falar com a primeira-dama Janja — que tem tido voz ativa com Lula.

Até porque, diz a fonte, foi Gleisi quem arrumou emprego na Itaipu para Janja depois que ela saiu do cargo que ocupava na Assembleia Legislativa do Paraná., justamente quando Samek era diretor-geral da Itaipu Binacional. Talvez seja a hora da primeira-dama retribuir o gesto do companheiro Samek.

 

Foto: Reprodução Redes Sociais

Compartilhe nas redes