O ex-deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil) vai ocupar um cargo de assessor DAS-2 na Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) no governo Ratinho Junior.
O decreto de nomeação, número 12.830, foi publicado no Diário Oficial do Estado ontem (15) e é assinado pelo secretário da Sejuf Rogério Carboni, pelo chefe da Casa Civil João Carlos Ortega e pelo governador.
Uma fonte do União Brasil contou ao Blog Politicamente que o cargo de assessor de Francischini na Sejuf não é cota do partido. Já uma outra fonte conta que o cargo de assessor é passageiro e que Francischini pode ter um cargo de primeiro escalão a partir de 2023.
Francischini já foi secretário municipal Antidrogas de Curitiba, na gestão de Beto Richa na prefeitura da capital, depois foi eleito deputado federal e, em 2014, assumiu a Segurança Pública do Paraná — também no governo Richa.
Acabou deixando a pasta após o polêmico 29 de Abril. Foi campeão de votos na eleição de 2018 para deputado estadual, alcançando mais de 420 mil votos.
Presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep, a mais importante comissão da Casa, mas acabou tendo o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acusado de propagar informações falsas sobre a urna eletrônica e o sistema de votação durante as eleições de 2018. O TSE ainda decretou a inelegibilidade de Francischini por oito anos — sendo contada a partir de 2018.