Filipe Barros lidera pesquisa para prefeitura de Londrina

O deputado federal bolsonarista Fillipe Barros (PL) lidera a pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Londrina, na região Norte do Paraná. O levantamento foi feito pelo Instituto Paraná Pesquisa e divulgado nesta quinta-feira (22).

Na estimulada, Filipe Barros aparece na frente nos três cenários pesquisados. Num primeiro quadro, com o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) na disputa, Filipe Barros tem 24,5% contra 15,4% do presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Em seguida aparecem o ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto (14,7%), o deputado federal do PP Marco Brasil (8,3%), André Trindade (5,8%), Lenir de Assis (5,3%) e Fernando Moraes (2,8%). Branco e nulo totalizaram 16% e 7,2% disseram que não sabem ou não responderam.

Num segundo cenário, o instituto simula com Alex Canziani no lugar de Tiago Amaral. Filipe Barros amplia a liderança para 27,5%. Barbosa Neto aparece em segundo com 14,3%, depois vem Canziani (12,6%), Marco Brasil (9%), Lenir de Assis (5,5%) , André Trindade (5,3%) e Fernando Moraes (3%). Nesta simulação, branco e nulo totalizaram 16,2% e 6,6% disseram que não sabem ou não responderam.

Na terceira simulação, sai Alex Canziani e entra a filha dele na disputa, a deputada federal Luisa Canziani . Filipe Barros segue na dianteira com 28,1% seguido por Barbosa Neto (15,4%), Luisa (9,8%), Marco Brasil (8,7%), André Trindade (5,8%), Lenir de Assis (5,3%) e Fernando Moraes (3,2%). Branco e nulo totalizaram 17,9% e 5,8% disseram que não sabem ou não responderam.

Espontânea — A pesquisa espontânea revela que 78,3% dos eleitores londrinenses ainda não sabem em quem vão votar — porcentual normal há mais de um ano do pleito. Quando os entrevistados foram perguntados em quem votariam para prefeito de Londrina, sem que lhes fossem apresentado qualquer nome, a resposta mais falada foi Marcelo Belinati — atual prefeito que não pode concorrer a reeleição.

Belinati foi lembrado por 10,4%. Na segunda colocação existe um empate técnico dentro da margem de erro: André Trindade com 0,6%, Boca Aberta, Filipe Barros e Tiago Amaral com 0,4% e Alex Canziani, Barbosa Neto, Fernando Moraes, Luísa Canziani e Marco Brasil com 0,2%. Todos os demais citados somaram 1,3%. Branco ou nulo 7%. É preciso destacar que Boca Aberta foi cassado pela Câmara Municipal de Londrina, em 2017, por quebra de decoro parlamentar e está inelegível por 8 anos.

Gestão aprovada — O bom desempenho de Marcelo Belinati na pesquisa espontânea pode ser explicada pela avaliação da gestão junto ao eleitorado de Londrina. O Instituto Paraná Pesquisa questionou se o eleitor aprova ou desaprova a administração de Belinatti: 72,3% responderam que aprovam a gestão e 22,5% reprovam, enquanto 5,5% não souberam responder ou não opinaram.

Metodologia: A pesquisa foi feita com 469 eleitores com 16 anos ou mais através de entrevistas pessoais telefônicas, não robotizadas, durante os dias 16 a 19 de junho de 2023. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 4,6%.

 

Foto: Reprodução Redes Sociais

Compartilhe nas redes