FGV capacita auditores do TC para fiscalizar venda de ações da Copel

Auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) participam de um curso de capacitação com um especialista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre alienação de empresas públicas do setor energético. O conhecimento será aplicado na fiscalização da lei que prevê a transformação da Companha Paranaense de Energia (Copel) em corporação, por meio da alienação parcial das ações.

Embora conduzido pela 7ª Inspetoria de Controle Externo, cujo superintendente é o conselheiro Ivens Linhares, o processo de alienação de ações da Copel terá o acompanhamento de todo o Tribunal, considerando se tratar da maior empresa pública paranaense.

O presidente do TC, conselheiro Fernando Guimarães, disponibilizou toda a estrutura do tribunal para atuar no assessoramento à 7ª ICE, incluindo apoio pessoal, logístico e formação complementar de auditores, em cursos específicos sobre avaliação de empresas e mercado de ações, como o que está sendo ministrado pela FGV. O Ministério Público de Contas (MPC-PR) também acompanhará o procedimento realizado pelo Governo do Paraná.

O Tribunal de Contas da União (TCU) também vai avaliar a transformação da Copel em corporação, uma vez que há recursos de origem federal na composição acionária da companhia, por meio Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Compartilhe nas redes