X
    Categories: Destaque

Fachinello é a novidade do secretariado que será anunciado hoje por Eduardo

Se nada mudar, o prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), anuncia logo mais, no fim da manhã desta terça-feira (26), os primeiros nomes dos futuros secretários municipais. Conta uma boa fonte do Blog Politicamente, que Eduardo deve anunciar seis nomes: três que já estão na prefeitura, que são do time do prefeito Rafael Greca, e outros três novos.

Foto: Reprodução Redes Sociais

A grande novidade será o anúncio do vereador Marcelo Fachinello (Podemos) para a secretaria de Governo de Eduardo Pimentel. A pasta é o coração da prefeitura — está para o Palácio 29 de Março como a Casa Civil está para o governo do Estado. O nome de Fachinello foi uma escolha pessoal do prefeito eleito.

A ida de Marcelo Fachinello para a prefeitura tem três reflexos diretos. O primeiro: ele deixa a Câmara de Vereadores e quem assume uma cadeira no legislativo municipal é a sargento Tânia Guerreiro que não conseguiu se reeleger na eleição deste ano. A segunda consequência é a abertura da disputa para a presidência da Câmara de Curitiba, já que Fachinello já trabalhava para a reeleição na Mesa.

Com Fachinello na prefeitura, a tendência é que o vereador Tico Kusma, outro que detém a confiança de Eduardo Pimentel, assuma a presidência da Câmara Municipal de Curitiba. O líder do governo Eduardo na Câmara deve ser o vereador Serginho do Posto. Tanto Tico quanto Serginho são do PSD.

O terceiro e mais delicado reflexo da ida de Fachinello para a secretaria de Governo tem nome e sobrenome: Luiz Fernando Jamur. Ele é o atual secretario de Governo de Rafael Greca e, nos bastidores do 29 de Março, comenta-se que Jamur não assimilou bem a notícia de que não permanecerá no cargo. A ele já foi oferecido o comando do Ippuc e as secretarias de Obras e Finanças. Até agora não houve resposta.

Apesar disso, cita a fonte do Blog Politicamente, Eduardo não abre mão de contar com a expertise de Jamur a partir de 2025. Há mais de duas décadas na prefeitura, ele conhece como muito poucos os meandros da prefeitura e a cidade de Curitiba. A tendência, portanto, é que Jamur tenha protagonismo no futuro governo, mas agora em outra função. A troca é também um sinal de oxigenação, mudança, da atual gestão após o claro recado das urnas quando uma parcela do eleitorado manifestou desejo de mudanças.

Além de Fachinello, Eduardo deve anunciar outros dois novatos no Palácio 29 de Março: a vereadora Amália Tortato (Novo) na recém-criada secretaria de Desenvolvimento Humano e Paulo Martins (PL), vice-prefeito eleito, como secretário do Desenvolvimento Econômico.

Secretários de Greca que permanencem nos cargos

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os outros três nomes para compor o secretariado de Eduardo já são conhecidos. Vanessa Volpi vai seguir na Procuradoria Geral do Município (PGM), Ogeni Maia no comando da URBS e Marilza Dias na pasta do Meio Ambiente. Ela se filiou ao Republicanos e chegou a ser cotada para a vice de Eduardo na eleição de outubro — era o desejo de Rafael Greca.

Conta a fonte do Blog Politicamente, que estes três nomes são da cota do atual prefeito Rafael Greca — que teria pedido a Eduardo para manter o trio.

A tendência é que nas próximas semanas Eduardo Pimentel anuncie novos nomes a conta-gotas.

 

Redação Redação:

Este website utiliza cookies