Ex-secretário de Segurança é exonerado do governo

A permanência do ex-secretário de Segurança na diretoria-geral da Seap durou menos de quatro meses. A solução para substituição foi caseira. Ratinho nomeou Marta Cristina Guizelini

O ex-secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho, foi exonerado esta semana do cargo que ocupava no Palácio Iguaçu. O coronel do Exército peregrinou por diferentes funções dentro do governo e a última parada foi a diretoria-geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) — hoje comandada por Cláudio Stabile. A permanência na DG da Seap durou menos de quatro meses.

A exoneração de Marinho foi publicada no Diário Oficial do Estado. A solução para substituição foi caseira. No mesmo decreto, o governador Ratinho Junior nomeia Marta Cristina Guizelini — que até então respondia pela coordenadoria do Patrimônio do Estado, para responder pela diretoria-geral.

Ainda não se sabe se o ex-secretário de Segurança vai reassumir algum novo posto no Iguaçu. Mas fontes palacianas garantem que se voltar, será num cargo de 2º ou 3º escalão já que o governador terá de acomodar muitos aliados na reforma do secretariado que está por vir — principalmente, a “prefeitada” que encerrou a gestão em 31 de dezembro de 2024.

No Centro Cívico, o comentário é que a dança das cadeiras aconteça no mês de março — depois do Carnaval. Analistas políticos atentos às conversas de bastidores acreditam que o novo time de secretários de Ratinho pode desagradar muitos aliados que acham que estão por cima da carne seca.