X
    Categories: Paraná

Ex-secretário de Finanças é alvo de operação do Gaeco

O ex-secretário de Finanças da cidade de Irati, Valmir Emiliano, foi o principal alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira (26) por policiais do Gaeco — Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público do Paraná.

A investigação está em sigilo, mas o Blog Politicamente apurou que Valmir Emiliano é suspeito de possíveis atos de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo duas empresas: a Cathio Engenharia e a R.M.P Projetos e Execuções. A investigação mira a empreiteira, que mantém diversos contratos de engenharia com a prefeitura de Irati, mas houve buscas também na outra empresa da mesma sócia.

“A Cathio seria a pagadora. A pessoa responsável pelos contratos da Cathio é também sócia da R.M.P, que participa de licitações e também foi beneficiada”, disse uma fonte ligada à investigação.

Operação Premium — A ação deflagrada nesta quinta aconteceu nas cidades de Irati e Rio Azul, foi batizada como Operação Premium, e cumpriu sete mandados de busca e apreensão — todos expedidos pela Vara Criminal de Irati. Foram apreendidos documentos, HDs, celulares e cerca de R$ 16 mil na residência de um familiar de Valmir Emiliano.

As investigações do Gaeco tiveram início em 2019 a partir de representação do “Observatório Social”, entidade da sociedade civil organizada que contribui com a fiscalização do poder público, dando conta de possível recebimento de vantagem indevida pelo então secretário municipal a partir da construção de uma casa pela empreiteira.

O Gaeco diz ter indícios Valmir Emiliano mantinha negócios privados com a Cathio Construtora e atuava de modo a favorecê-la enquanto era secretário de Finanças de Irati. Além disso, teriam sido encontrados indícios de que a construtora pagou valores diretamente Valmir Emiliano e a um familiar dele, bem como que essa empresa mantinha contatos com outros servidores públicos municipais como forma de conseguir informações privilegiadas e o direcionamento de licitações.

Agora, com o cumprimento dos mandados, os promotores pretendem esclarecer o montante das vantagens indevidas recebidas pelo servidor público e aprofundar a investigação quanto às supostas relações ilícitas mantidas pela empreiteira com outros agentes públicos.

Outro lado — O Blog Politicamente procurou as duas empresa e o ex-secretário de Finanças alvos da operação do Gaeco. Valmir Emiliano é funcionário concursado da prefeitura de Rio Azul. Lá, disseram que Emiliano tirou uns dias de folga. O Blog não conseguiu contato com ele.

Já as empresas Cathio Engenharia e R.M.P Projetos e Execuções foram procuradas, mas ainda não se manifestaram sobre a investigação.

 

Foto: Divulgação MPPR

 

 

Redação Redação:

Este website utiliza cookies