Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O desembargador José Laurindo de Souza Netto, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), tem intensificado a ponte aérea Curitiba-Brasília com um propósito: virar ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A tarefa não é fácil, mas o Blog Politicamente apurou que ele tem promovido reuniões na capital federal com ministros do STJ para articular sua candidatura. Esta semana mesmo ele foi recebido por ministros.
As vagas — Hoje são três vagas abertas no STJ — duas que já estavam vagas, decorrentes da aposentadoria dos ministros Jorge Mussi e Felix Fischer. No fim de semana foi aberta mais uma cadeira ficou vazia, com a morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. Dizem em Brasília que Lula deve anunciar as três de uma vez só, a partir do mês de agosto.
No sistema de escolha de ministros do STJ, há vagas destinadas à OAB, do Ministério Público e Justiça Federal e Justiça Estadual.Das três cadeiras vazias, há uma vaga aberta de direito da OAB e duas dos Tribunais de Justiça. Zé Laurindo entrará nestas destinadas aos tribunais. Um ponto que conta à favor dele é o fato de já ter presidido o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil.
A eleição funciona da seguinte maneira. Os tribunais de todo o país encaminham uma listagem com os desembargadores inscritos para disputar a vaga. Os ministros do STJ reduzem esta lista para três e encaminha para o presidente Lula escolher o novo ministro.
Candidata da Gleisi — Nesta quinta-feira (11), a OAB iniciou o processo de escolha do candidato que vai ocupar a vaga do ex-ministro Felix Fischer. Foram homologados os nome de 34 candidatos inscritos. No meio jurídico comentam que entre os favoritos está a advogada Daniela Rodrigues Teixeira que conta com o apoio da presidente nacional do PT, a deputada federal do Paraná, Gleisi Hoffmann.